Metrô do Recife: em estado de greve, categoria faz assembleia decisiva nesta terça (27)
Em estado de greve desde junho desse ano, a categoria exige um plano de revitalização e a saída da CBTU de privatização do Governo Federal.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realiza uma assembleia geral, nesta terça-feira (27), para discutir a possibilidade de uma greve no metrô do Recife.
Em estado de greve desde junho desse ano, a categoria exige um plano de revitalização e a saída da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND), do governo federal.
Segundo o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, cada falha do metrô alerta para uma "necessidade urgente de recursos".
"Cada falha que paralisa o metrô é um alerta para a necessidade urgente de recursos e de um plano de revitalização que não será possível enquanto o metrô estiver na lista de privatizações do governo", disse.
Luiz também afirmou que o sindicato é contra a decisão, da CBTU, de fechar o metrô aos domingos. Segundo a empresa, o fim do expediente aos domingos, por tempo indeterminado, seria para realizar manutenções .
"O fechamento do metrô aos domingos é um retrocesso que afeta diretamente milhares de usuários, muitos dos quais dependem desse transporte para trabalhar ou realizar atividades essenciais. Essa decisão foi tomada sem qualquer consideração pelas necessidades da população e dos funcionários, que não sabem o que farão aos domingos, que normalmente trabalhariam", relatou o presidente.
Assembleia Geral
A assembleia geral está marcada para às 18h desta terça (27), na Estação Central do Recife, no bairro de São José.
Caso seja adotada, a paralisação da categoria pode afetar cerca de 200 mil usuários que utilizam do metrô todos os dias.
Pautas que serão discutidas na assembleia
De acordo com o sindicato, essas são as pautas que serão discutidas na assembleia:
- Saída da CBTU do plano de privatização do Governo Federal
- Fechamento do metrô aos domingos
- Possibilidade de greve da categoria