Quais são as categorias da CNH? Descubra quais veículos cada uma permite dirigir
Para tirar a carteira, o cidadão precisará escolher quais categorias quer se especializar; decubra o que significa as letras A, B, C, D e E
As diferentes categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil determinam quais tipos de veículos o condutor está apto a dirigir, conforme seu nível de formação e qualificação.
As categorias na CNH são um requisito básico na hora de tirar a carta e são divididas nas categorias A, B, C, D e E.
QUAIS VEÍCULOS CADA CNH PERMITE DIRIGIR?
Categoria A:
Habilita o condutor a dirigir veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos.
Categoria B:
Permite conduzir veículos com até 3.500 kg e capacidade para até oito passageiros, além do motorista. São os carros comuns, como automóveis e utilitários leves.
Nessa categoria, também é possível dirigir motorhomes e outros veículos desse porte, incluindo aqueles com reboque leve.
Categoria C:
Habilita o motorista a dirigir veículos maiores, como caminhões e veículos de transporte de carga que excedem 3.500 kg de peso bruto total. Também pode dirigir tratores e outros equipamentos agrícolas.
A categoria possui regras adicionais. Por exemplo, o condutor deve estar habilitado na categoria "B" por pelo menos 1 ano antes de se qualificar para a categoria "C" e não pode ter cometido infrações graves ou gravíssimas.
Categoria D:
É necessária para conduzir veículos de transporte de passageiros com mais de oito lugares, como ônibus e vans.
Para obter essa categoria, é preciso ter pelo menos dois anos de habilitação na categoria B ou um ano na C e não ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses.
A carteira com categoria D também exige exame psicológico e toxicológico.
Categoria E:
A mais avançada, permite a condução de veículos articulados, como carretas, caminhões com reboque ou trailers, e até ônibus articulados. Para obtê-la, é preciso experiência prévia nas categorias C ou D.
Cada categoria é pensada para garantir que os motoristas tenham o treinamento e a experiência adequados para operar veículos de diferentes tamanhos e característica.