Acontece que os principais partidos de esquerda — como o PT, PDT, PC do B e PSB — que vinham flertando com a candidatura de Arthur Lira (PP-AL), para presidir a Câmara dos Deputados, pois foi a partir da insatisfação de militantes dessas agremiações que seus dirigentes criaram um bloco com vista à eleição na Câmara, em fevereiro de 2021.
Uma das lendas da Mitologia Grega narra episódios de seres que tinham a metade mulher e a outra metade peixe. Quando queriam seduzir os homens, principalmente os marinheiros, a sereia fazia um canto e deixava todo mundo encantado, capaz de perder o rumo.
Pois o canto da sereia do deputado Arthur Lira foi a promessa de que faria mudança na Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados por corrupção. A esquerda fez fila para apoiar Lira, mas começou a ser pressionada por suas bases, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também está seduzido pelo canto da sereia do “Centrão”, comando por Arthur Lira.
- Primeiros partidos a vestir a camisa do bolsonarista Arthur Lira foram os de esquerda, como o PT e o PSB
- A pandemia no Brasil equivale a queda de 600 aviões, que vão continuar caindo enquanto houver festas e bares lotados
- Bolsonaro e Centrão próximos acordo sobre escolha do presidente da Câmara dos Deputados
- Plano arquitetado por Aras pode enfraquecer investigações da Lava Jato
- Quem não quiser tomar vacina não deveria poder tirar documentos, fazer viagens ou usar o SUS
De um total de 513 parlamentares, esses cinco partidos de esquerda reúnem mais de 130 deputados e se estiverem unidos, poderão exigir a vice-presidência da Câmara, no mínimo, na hora da formação da chapa.
O que pesa contra a esquerda é a ambição. Todos querem ter um candidato para substituir o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na matemática, fica inviável essa operação.
Assim como no passado, no presente a oposição tem votos para peitar qualquer articulação de centro ou de direita. O problema é que internamente eles não se entendem. Aí, como é costumeiro ser dito no sertão nordestino: “nem mel nem cabaça”.
Pense nisso!
Comentários