comemorações

Projeto que proíbe fogos de artifício com barulho aguarda para ser encaminhado à CCJ da Câmara

Um projeto do deputado Rogério Correia (PT-MG) proíbe fogos com estampido porque, segundo o parlamentar, não fazem bem não somente aos animais, mas também a idosos e recém-nascidos

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 30/12/2021 às 6:58
Análise
X

Todo ano, quando chegam os festejos natalinos e as comemorações da virada, a preocupação é com cães e gatos que sofrem bastante com fogos de artifício que produzem barulho.

Um projeto do deputado Rogério Correia (PT-MG) proíbe fogos com estampido porque, segundo o parlamentar, não fazem bem não somente aos animais, mas também a idosos e recém-nascidos.

“Os animais também padecem com o barulho decorrente do estrondo dos fogos de artifícios que causam desde estresse, ataques de pânico, até acidentes e perda auditiva”, justifica o deputado, com base em recomendações do Conselho Federal de Medicina Veterinária que sugeriu, a “proibição gradativa dos fogos de artifício com estampido, pois existe comprovação científica suficiente a respeito dos danos irreversíveis para animais e seres humanos decorrentes dos efeitos danosos desses artigos”.

A proposta já aprovada na Comissão do Meio Ambiente agora só aguarda para ser encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

É só você ficar perto de um animal como cachorros e gatos no momento em que um fogo de artifício desses que faz barulho é lançado ao ar. O animal imediatamente começa a tremer. E já que as autoridades do Poder Legislativo não quiseram dar agilidade na medida, seria prudente que você, meu caro leitor, evitasse causar transtorno aos cachorros, aos gatos, aos idosos e também aos bebês.

Diga não e não solte fogos de artifício que fazem barulho.

Pense nisso!

Tags

Autor