Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Dama do Tráfico deu um rolê por Brasília à custa do Ministério dos Direitos Humanos

O lado que o governo Lula pendeu nas eleições da Argentina quebrou o país

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 15/11/2023 às 18:24
SILVIO ALMEIDA Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania - MAURO PIMENTEL / AFP

O ROLÊ DOS DIREITOS HUMANOS
A “Dama do Tráfico Amazonense”, Luciane Barbosa Farias, viajou de Manaus a Brasília à custa de contribuinte, a pretexto de vir ao Ministério dos Direitos Humanos defender os direitos dos encarcerados.

Presidente da Associação Instituto Liberdade do Amazonas, Luciane é casada com Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, e líder do Comando Vermelho no Amazonas. A fatura foi espetada na conta do Ministério dos Direitos Humanos.

NÃO É BEM ASSIM
Embora a explícita marca de batom não deixe dúvida, o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e Cidadania, politizou um erro dos seus assessores, dizendo que há setores da sociedade que não têm compromisso com a verdade nem com o “combate ao crime organizado”.

Numa rede social onde é assíduo, justamente para não enfrentar os questionamentos da Imprensa, Silvio Almeida aproveitou o feriado da Proclamação da República para enxotar os adversários.

“Os próceres da extrema-direita brasileira não têm compromisso com a verdade nem com Brasil; não têm compromisso com o combate ao crime organizado; se valem de distorções para difamar, caluniar e destruir as conquistas do povo brasileiro”, disse.

O ministro dos Direitos Humanos é do tipo do militante que usa um conceito universal para esconder-se nos próprios equívocos.

LULA NO LUGAR DE LULA
Em entrevista ao “O Globo”, a ex-candidata à Presidência da Argentina Patrícia Bullrich colocou o presidente Lula da Silva (PT) no seu devido lugar.

“Lula pode dizer algo sobre a eleição argentina, mas ele terá de se relacionar com quem vencer a eleição. A Argentina e o Brasil têm uma relação acima de suas ideologias. Já passamos por isso, no ano passado”, disse Bullrich.

O petista tem monitorado as eleições argentinas e dado declarações em favor de Sérgio Massa (União pela Pátria), coligação que levou o país vizinho à bancarrota com uma inflação ultrapassando 140% ao ano.

“Eu só queria pedir para o povo argentino, na hora de votar, que pense na Argentina. É soberano o voto de vocês, mas pensem um pouco no tipo de América do Sul que vocês querem criar.”

Javier Milei (A Liberdade Avança) e Massa disputar, no domingo (19) o segundo turno das eleições presidenciais.

MULHERES E JOVENS LONGE DOS PARTIDOS
O Brasil tem pouco mais de 15,8 milhões de eleitores filiados a um dos mais de 30 partidos políticos. Esse número representa 10,2% de eleitorado.

Mesmo tendo havido aumento no número de jovens participando das eleições, somente 1% dos eleitores até 24 anos está filiado a um partido. As mulheres correspondem a 46% do total de filiados.

MDB AINDA É A MAIOR LEGENDA
MDB com mais de 2 milhões de filiados, tem, aproximadamente, 13% dos eleitores na legenda. O PT vem em seguida com 1,6 milhão, próximo a 10% e o PSDB que segue à míngua, aparece em terceiro lugar com 1,3 milhão de filiados. 8% do total.

E OS OUTROS?
PP, PDT, União Brasil, PRD [resultado da fusão do PTB com o Patriota], Rede Sustentabilidade e Novo, completam a relação das legendas com mais filiados.

PENSE NISSO!
Nas entrevistas que tem feito com o candidatos ao cargo de procurador-geral da República, Lula tem insistido na tese da pluralidade de gênero nos cargos de comando da PGR.

Até aí tudo bem, mas esse mesmo Lula da Silva sequer cogitou ouvir os argumentos da procuradora Luiza Frischeisen, primeiro nome na lista tríplice apresentada ao presidente.

Mário Bonsaglia e José Adonis de Araújo integram o trio de mais bem votados pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Para você ver, não é?

Pense nisso!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS