O XIS DA QUESTÃO
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o presidente Lula da Silva (PT) trocaram “desaforos midiáticos”, nesta terça-feira (21), por meio do X (antigo Twitter), tudo por causa de um prédio na capital fluminense que está “deteriorado”.
“Bom dia presidente Lula, me entrega a velha e linda estação da Leopoldina que a gente recupera ela. Até topo pagar, mas dado é melhor ainda. Bora?”, provocou o prefeito.
Também pelo X, Lula chamou Paes de “querido”, dizendo que as portas do gabinete no Palácio do Planalto estão abertas para o prefeito.
“Querido Eduardo Paes, não precisa ser pelo Twitter, você sempre pode me ligar ou marcar uma conversa para falar e trabalharmos pelo nosso Rio de Janeiro”.
O prédio em questão foi inaugurado em 1926. Eduardo Paes quer restaurar a velha estação e repassá-la à iniciativa privada.
O BREGA É NOSSO
O Brega, assim mesmo com letra maiúscula, tomou conta da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (21) quando a Comissão de Cultura debateu o projeto de lei que institui 14 de fevereiro como Dia Nacional do Brega. A data é uma homenagem ao Rei do Brega, Reginaldo Rossi (1944-2013), nascido nesse dia, na cidade do Recife.
Autor do projeto, o deputado Pedro Campos (PSB-PE) destacou o papel da mobilização para que sejam implementadas políticas públicas que fortaleçam o movimento brega na cena nacional lembrando que “A cultura é um pilar importante para impulsionar a nossa economia e o nosso turismo”.
A “bregueira” Michelle Melo não conteve a emoção de estar em Brasília e “falar desse importante movimento”. Segundo a cantora pernambucano, “regatar o Rei [Reginaldo Rossi] é mais que um dever. É uma necessidade cultural”, afirmou.
A ONÇA E A VARA CURTA
Se não é para ir adiante, por que será que senadores estão insistindo na Proposta de Emenda Constitucional que limita decisões do Supremo Tribunal Federal (STF)? Por birra. Só pode ser.
Nesta terça-feira, o Senado contou quantos parlamentares estava na Casa, pouco mais de 60 de um total de 81. “Melhor não arriscar”, recomendou o relator, senador Espiridião Mim (PP-SC).
Entre tantas alterações na Constituição, a PEC proíbe que ministros do STF tomem decisões sozinhos, o que os operadores do direito chamam de decisão monocrática. Os senadores também querem proibir as decisões individuais “para suspender leis com efeitos gerais e emitidas para barrar atos de chefes de Poderes.”
PLANALTO É CONTRA
O governo Lula e seus senadores não querem encrenca com o Poder Judiciário, por isso a orientação do partido é para negar os votos para aprovação da proposta.
BARROSO TAMBÉM
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse, recentemente, que no país “há muitas coisas para mudar” e que esse tema não é prioridade no Judiciário.
“O Congresso está fazendo o debate que é próprio, que seja feito no Congresso. Mas há muitas coisas para mudar no Brasil antes de mudar o Supremo”, afirmou.
A FRASE DO DIA…
… de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) “O presidente Lula tem muita vontade de voltar ao Vale do Jequitinhonha [Norte do Estado de Minas] e visitar o Vale do Mucuri [Nordeste do Estado], isso é importante, agora, nesse instante Minas quer a sensibilidade do presidente para resolver o problema do endividamento do Estado, isso é importante”, disse o presidente do Senado Federal. Minas deve R$ 160 bilhões à União. Pacheco quer ajudar a rolar a dívida.
PENSE NISSO!
Caso o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva resolva dar de presente à sua [dele] esposa, Rosângela Lula da Silva, um presente, uma aliança, um colar, um par de óculos escuros, um pacote de café, tudo bem! O amor é lindo e momentos gratificantes devem ser comemorados. O dinheiro é dele, a mulher dele e o café integra, une.
Agora, o presidente da República Federativa do Brasil, Lula da Silva (PT), condecorar a senhora sua esposa, a primeira-dama Rosângela Lula, por “distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção” com a medalha Ordem do Rio Branco cheira àquele ditado: “farinha pouca, meu pirão primeiro…”
Pense nisso!