Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Lula diz a novo procurador que nunca pedirá um favor pessoal

Enquanto que novo procurador afirma que Ministério Público não busca "palco nem holofote"

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 18/12/2023 às 19:17
Lula pede a Gonet que não se submeta a pressões políticas
Lula pede a Gonet que não se submeta a pressões políticas - © Marcelo Camargo/Agência Brasil

NOS OLHOS DOS OUTROS…
O presidente Lula da Silva (PT) aproveitou a solenidade de posse do procurador-geral da República, Paulo Gonet, “para fazer um pedido”, ele quer que o Ministério Público Federal não se submeta “a um presidente da República” nem à imprensa. E garantiu “Nunca lhe pedirei nenhum favor pessoal.” A conferir.

"Eu só queria lhe pedir uma coisa, o Ministério Público Federal [MPF] é tão grande que nenhum procurador tem direito de brincar com ele. É de tamanha relevância que nenhum procurador pode se submeter a um presidente."

Sobre a imprensa, Lula disse que “O procurador-geral da República não pode se submeter à manchete de nenhum jornal e a nenhuma manchete de televisão.”

NÃO É COMIGO
Antes do discurso de Lula, o procurador Paulo Gonet disse que o MPF tem uma casa a ser arrumada. E que o papel da procuradoria é “resgatar” a harmonia entre os Poderes.

“Não buscamos palco nem holofote. Temos um passado a resgatar, um presente a nos dedicar, e um futuro a preparar”, disse Paulo Gonet.

NÃO BRIGUEM, MENINOS
Cinco anos e meio separam Ciro Gomes (Pindamonhangaba-SP) e Cid Gomes (Sobral-CE). O irmão mais velho foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda e da Integração Nacional, deputado federal e candidato à Presidência da República. Ciro foi do PDS, PSDB, MDB, PPS (atual Cidadania). Atualmente, está filiado ao PDT.

O irmão Cid Gomes foi do MDB, ao PSDB, PSB, PPS, Pros e hoje está, assim como irmão, Ciro, no PDT. Foi deputado estadual, prefeito de Sobral, governador do Estado do Ceará, ministro da Educação e atualmente é senador da República.

Ciro não leva desaforos para casa. Cid passa o trator por cima.

QUEM APARARÁ AS LUZES?
Aí terminam as convergência e surgem as inúmeras brigas que devem levar o PDT a perder a maioria de suas lideranças regionais.

Ciro não quer o PDT atrelado ao PT, Cid acha que esse é o caminho para o partido sobreviver. Saindo do PDT, Cid tem caminho certo: o PSB. Ciro fica sozinho.

A FRASE DO DIA
… de Paulo Gonet, novo procurador-geral da República: “Nos limites de nossa atuação, havemos de estar atentos, de modo especial, aos que sofrem e que não têm quem os acolha; aos que não acham espaço de proteção na política, nem no interesse jornalístico, nem nos cuidados da sociedade civil, a fim de que todos encontrem alívio e alento.”

DATENA É SOCIALISTA
O comunicador José Luiz Datena filia-se hoje ao PSB com a esperança de arregimentar votas para a candidatura de Tabata Amaral à prefeitura paulista.

O convite para o regabofe socialista diz que além do vice-presidente, Geraldo Alckmin, a nata do partido estará em peso em Brasília para receber o locutor e apresentador. Datena é cotado para ser vice na chapa de Tabata.

PENSE NISSO
O governo Lula 3.0 estava só começando quando o então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou o programa Voa Brasil, com passagens aéreas a R$ 200.

O presidente não gostou que seu ministro se antecipasse e ficasse com os louros do programa e deu uma bronca pública: “É importante que nenhum ministro ou nenhuma ministra anuncie publicamente qualquer política pública sem ter sido acordado com a Casa Civil, que é quem consegue fazer que a proposta seja do governo", disse o presidente.

Márcio França perdeu espaço, Silvio Costa Filho assumiu a pasta em meio aos acordos com o poderoso centrão e até agora, nada. “Vai ficar para a segunda quinzena de janeiro”, antecipou o ministro.

Ontem ele estava mais para justificar os preços exorbitantes das passagens aéreas. “O aumento do preço das passagens foi caracterizado em todo o mundo, de 10% a 15%. Naturalmente isso tem um efeito negativo no Brasil. Mas, desde quando assumimos, temos buscado alternativas para que possamos reduzir os preços.” Justificou Silvinho como é chamado pelo presidente Lula!

Pense nisso!

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS