Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Senado aumenta percentual de vagas para cotistas em concurso público

Tese da criação do Estado Palestino será tema de discurso do presidente Lula na ONU

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 22/05/2024 às 22:29 | Atualizado em 22/05/2024 às 22:58
Não será dessa vez que Lula e Zelensky vão apertar, novamente, as mãos - Ricardo Stuckert/PR

A UCRÂNIA SEGUNDO BORIC
Gabriel Boric, presidente do Chile, telefonou nesta quarta-feira (22) para o presidente Volodymyr Zelensky, aceitando o convite para uma reunião de Cúpula Internacional pela paz na Ucrânia.

A PAZ SEGUNDO LULA
Já o presidente brasileiro, Lula da Silva (PT) concordou que o Brasil participe do encontro, mas ele não chefiará a delegação do Brasil. No Itamaraty, ficou acertado que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estará em Kiev.

COTAS RACIAIS EM CONCURSOS
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado decidiu ampliar de 20% para 30% a reserva das vagas em concursos federais para pardos, indígenas, quilombolas e pretos. O texto ainda precisa ser analisado no plenário, antes de ser submetido à votação na Câmara dos Deputados, mas o Palácio do Planalto espera que a medida esteja valendo já para o “Enem dos Concursos”, em data a ser definida.

AUTODECLARAÇÃO
Relator da matéria, o senador Humberto Costa (PT-PE) inclui como critério de seleção o “procedimento de confirmação da autodeclaração. A oposição não gostou do texto nem dos argumentos para que o critério de seleção seja a cor. “Bom seria se houvesse uma política de reparação e de equiparação, mas pelo critério social”, argumentou o senador Rogério Marinho (PL-RN).

FIM DAS INVASÕES
Projeto que criminaliza invasões de propriedades rurais foi aprovado na Câmara e vindo a ser referendado pelos senadores, impede que invasores recebam benefícios do governo.

ESTADO PALESTINO
O discurso do presidente Lula, na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, vai reforçar a tese defendida pelo Brasil de urgente criação do Estado da Palestino. O apoio anunciado por países europeus como Irlanda, Noruega e Espanha, embora tenha sido rechaçado pelo governo de Telavive, foi defendido pelo primeiro-ministro espanhol: “Benjamin Netanyahu não tem um projeto de paz para a Palestina. Lutar contra o grupo terrorista Hamas é legítimo e necessário. Mas Netanyahu está criando tanta dor”, afirmou Pedro Sánchez.

PENSE NISSO!
Oportunismo!

Agora, que o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) escapou de ser degolado pela Justiça Eleitoral, numa trama urdida pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro que se juntou ao PT do presidente Lula da Silva, o paranaense é incensado.

Nesta quarta-feira, um dia após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, mandar para o arquivo a queixa contra Moro e o senador paranaense foi abraçado e beijado por colegas que antes nem lhe davam um telefonema.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), chegou a beijar Sérgio Moro e cochichou: "Vossa excelência, desde o dia em que tomou posse, já estava condenado a perder o mandato eletivo”. Agora, “felizmente está livre”.

Aos poucos, Sérgio Moro vai-se dando conta que a política não é aquele sonho todo que ele perseguiu - no sentido de almejar - quando era o todo poderoso juiz da Lava Jato.

Pense nisso!

 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS