Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Justiça Eleitoral está de olho no uso da "arrozbrás" para fins eleitoreiros

Lula não foi à Marcha por Jesus para não ser vaiado nem ficar mal na fita com a CNBB

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 30/05/2024 às 19:37 | Atualizado em 30/05/2024 às 19:42
O Brasil produz cerca de 10,5 milhões de toneladas de arroz, sendo que entre 7 e 8 milhões vêm de produtores gaúchos - CARLOS FABAL / AFP

LULA NA MARCHA
Distante da cúpula da Igreja Católica, que lhe deu apoio até chegar ao primeiro mandato [2003], o presidente Lula da Silva (PT) foi aconselhado pelo amigo dom Angélico Bernardino a não comparecer à Marcha por Jesus, manifestação com cunho político e justificativa religiosa, em São Paulo, nesta quinta-feira (30).

Em carta encaminhada por seu representante, o advogado-geral da União, Jorge Messias, Lula diz aos organizadores que o “compromisso” do governo é de “construir um país mais justo e inclusivo”.

MAS HÁ UM PORÉM
Se dom Angélico temia uma reação negativa por parte da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), assessores políticos do estavam receosos de que o presidente recebesse uma estrondosa vaia. Melhor não arriscar ser hostilizado.

QUADRILHA EM ‘STAND-BY’
Assim como em anos anteriores, Lula quer reunir os principais assessores e fazer uma festa junina com direito a forró de pé de serra, bolo de rolo e muito quentão.

Mas o clima na equipe de governo anda tão estremecido, tão borocoxô, que a festa está sendo organizada, mas os Silvas ainda não “bateram o martelo” sobre a quadrilha petista.

DIRETO AO ‘FRONT’
O governo brasileiro indicou o diplomata Rafael de Mello Vidal para a embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia. Vidal recebeu o “agrément”, uma espécie de aval dado pelo presidente Volodymyr Zelensky. O próximo passo será uma sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

CHORANDO O GÁS DERRAMADO
… e os argentinos podem comer seus alfajores aliviados. O governo do Brasil decidiu dar socorro a Buenos Aires e destravou o fornecimento de gás natural da Petrobras para algumas províncias da Argentina. O país sofre com escassez do combustível.

ARROZBRÁS NAS ELEIÇÕES
Candidato a vereador ou a prefeito que usar a política do governo federal de vender arroz mais barato, será barrado pela Justiça Eleitoral. A recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve chegar nos próximos dias às instâncias locais e estaduais, é de que, como tal, o “arrozbrás” não poderá ser utilizado para pedir voto.

FESTA DO CAFÉ DE TAQUARITINGA

"Tradição que se celebra com o coração" é o tema do festival do Café Cultural da capital pernambucana do café. 11 a 14 de julho.

PENSE NISSO
O famigerado ponto facultativo só mostra que o Brasil está muito distante de ser um país onde quem paga seus impostos tem uma prestação de serviços à altura das alíquotas tributárias.

No seu artigo 11, § 2º, a Constituição Federal diz que “todas as religiões contam com a proteção estatal” embora fique determinado “o Estado laico no Brasil”.

Mas na prática a celebração de Corpus Christi, festejo eminentemente católico, ganha contornos de “feriado” nacional; e, não para por aí, não.

Uma cidade conceitualmente administrativa, como é Brasília, suspendeu os trabalhos na quinta (30) e decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (31).

A saúde, um dos serviços públicos mais precários do país pode ser o reflexo do que estou dizendo. Imagine você, o seu José, que meses atrás marcou uma consulta em um hospital público justamente para hoje. Você acha que seu José será atendido na segunda-feira? Não.

Seu José, como a maioria dos brasileiros que depende do atendimento público, vai ter de esperar.

Pense nisso!

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS