Segurança

SDS vai usar câmeras que reconhecem criminosos e carros roubados em Pernambuco

Reforço da tecnologia vai ajudar no trabalho de redução da violência no Estado. Projeto ainda vai ser levado para licitação

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 17/09/2020 às 19:29 | Atualizado em 17/09/2020 às 20:12
SDS/DIVULGAÇÃO
INTEGRAÇÃO Uso dos novos aparelhos vai contribuir para melhorar comunicação entre todas as forças de segurança que atuam no Estado - FOTO: SDS/DIVULGAÇÃO

Pernambuco poderá, em breve, contar com novas tecnologias para combater a criminalidade e reduzir a taxa de homicídios, que voltou subir neste ano. A Secretaria de Defesa Social (SDS) concluiu um projeto ousado que prevê o uso de câmeras de última geração que conseguem identificar criminosos, por meio de reconhecimento facial, e até veículos que foram furtados ou roubados.

A coluna Ronda JC teve acesso em primeira mão ao projeto. Segundo a gerente geral de Programas e Projetos Especiais da SDS, Patrícia Beguiristain, uma das novidades previstas será o uso de câmeras acopladas em viaturas policiais responsáveis pelas rondas nas áreas com maior índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). "As câmeras móveis vão ser usadas nas áreas mais quentes e de forma sazonal para ajudar no combate à violência", disse. No momento em que a viatura passar por algum criminoso foragido ou identificar alguma placa de veículo roubado, a câmera dará um sinal e os policiais vão tomar as medidas cabíveis.

Novas câmeras fixas, com uma tecnologia avançada, também serão instaladas em pontos considerados de rotas de fuga de criminosos na Região Metropolitana do Recife. "Estamos fazendo um mapeamento junto com o grupo de estatísticas da SDS com os pontos onde são mais comuns as fugas de criminosos. Essas câmeras farão o reconhecimento das placas dos veículos e isso vai ajudar no trabalho da polícia", explicou a gestora.

Além disso, câmeras serão instaladas em pontos estratégicos, como área de maior movimento de pessoas, para reconhecimento facial. "É importante dizer que não vão ser usadas apenas para identificar os criminosos. A tecnologia também vai ajudar a encontrar pessoas desaparecidas, por exemplo. Já estamos desenvolvimento esse projeto piloto de reconhecimento facial", afirmou.

PRAZOS

Nessa quarta-feira (16), a SDS publicou no Diário Oficial uma chamada pública para que empresas e pesquisadores possam conhecer melhor o projeto básico. "A ideia é que a gente possa entender se essa tecnologia que queremos usar é viável ou se há outras que podemos agregar ao projeto, antes de ser aberta a licitação", concluiu Patrícia. Segundo ela, a expectativa é de que o processo licitatório seja publicado até o final do ano. Valores ainda serão definidos.

Comentários

Últimas notícias