Segurança

Aprovados cobram cronograma de cursos de formação dos policiais em Pernambuco; SDS se cala

Governo do Estado havia prometido começar os cursos de formação neste mês de abril, mas ainda não informou datas nem convocou os selecionados

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 07/04/2021 às 17:08 | Atualizado em 07/04/2021 às 17:08
Notícia
X

O mês de abril chegou, mas os aprovados em concursos na área de segurança pública de Pernambuco continuam sem resposta. Em janeiro, com estardalhaço, o governo do Estado anunciou que iria dar início aos cursos de formação para as polícias Civil, Militar, Científica e do Corpo de Bombeiros. A previsão era justamente para este mês, mas até agora só houve o silêncio da Secretaria de Defesa Social (SDS). Sem resposta, os aprovados prometem ir, na manhã desta quinta-feira (08), ao Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife, cobrar um posicionamento oficial. 

No último dia 18 de março, em resposta a um questionamento da coluna Ronda JC, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, chegou a afirmar que a promessa de dar início aos cursos de formação em abril estava mantida. Ele justificou, no entanto, que isso só poderia ocorrer se os cursos presenciais estivessem liberados no Estado, por causa do agravamento da pandemia da covid-19. Desde a última segunda-feira, os cursos estão autorizados por decreto estadual. 

Na manhã desta quarta-feira (07), a coluna solicitou à assessoria da SDS uma nova resposta sobre o assunto, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. 

PROMESSA

Segundo a previsão inicial, 750 aprovados no concurso da Polícia Militar começarão o curso de formação de soldados, em abril deste ano - deve durar seis meses. Também neste mês, 60 serão convocados para curso de oficial. Já em janeiro de 2022, está prevista a convocação de mais 700 pessoas para a segunda turma de soldados.

No Corpo de Bombeiros, 100 começarão o curso de formação em abril. A duração será de sete meses. Vinte também serão convocados para curso de oficial, com duração de 12 meses. Já em janeiro de 2022, mais 100 serão convocados para curso de formação.

Na Polícia Civil, 50 aprovados serão convocados para formação em delegado a partir de abril. Duração do curso é de quatro meses. Em abril de 2022, mais 50 convocações.

Por fim, na Polícia Científica, serão 50 aprovados que farão curso para médico legista. Duração de quatro meses, contados a partir de abril. E 45 pessoas farão curso para auxiliar de perito.

Tags

Autor