POLÍTICA PÚBLICA

Após mortes de transexuais, governo de Pernambuco cria comitê de combate à violência LGBTQIA+

Governador Paulo Câmara estava sendo cobrado, nas redes sociais, pela criação de medidas de prevenção para evitar novos assassinatos

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 07/07/2021 às 18:22 | Atualizado em 07/07/2021 às 19:33
Notícia
X

Depois dos registros de assassinatos de mulheres trans, nas últimas semanas, e da pressão nas redes sociais, o governo de Pernambuco anunciou a criação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento às Violências LGBTfóbica. A promessa foi feita na tarde desta quarta-feira (07). Cinco secretarias estaduais serão responsáveis por construir políticas públicas transversais para população LGBTQIA+. 

"O governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), tem tratado sobre os anseios e exigências do movimento LGBTQIA+ que atuam em Pernambuco, diretamente com seus representantes e, no momento, aguarda documento final sobre as recomendações a serem encaminhadas para o governador Paulo Câmara", informou, em nota, o governo estadual.

O documento será entregue pelo Levante Feminista com o apoio de outras instituições do movimento LGBTQIA+ em Pernambuco. A partir dele, há uma promessa de que a SDSCJ articule ações de assistência, formação, qualificação, conscientização, empregabilidade, geração de oportunidades e campanhas institucionais para combater a intolerância, o preconceito e a marginalização.

Participam do comitê as secretarias estaduais da Mulher, de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, de Defesa Social, de Justiça e Direitos Humanos, de Saúde e de Educação.

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA

De acordo com a SDS, 13 pessoas da população LGBTQIA+ foram vítimas de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) em Pernambuco entre janeiro e maio de 2021.

Além disso, registraram-se 1.106 ocorrências de violência contra cidadãos que se identificam como LGBTQIA+, o que inclui crimes como lesão corporal, maus-tratos, estupro, difamação, calúnia, racismo e injúria racial. Essas estatísticas levam em conta a orientação sexual ou gênero declarados pelas vítimas.

NOVA VÍTIMA

A comerciante Fabiana da Silva Lucas, que é trans, foi assassinada a golpes de faca na madrugada desta quarta-feira (07), em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. O crime aconteceu às margens da PE-160. Até o momento, a motivação é desconhecida. O suspeito, um homem conhecido como "Gaúcho", foi espancado por moradores após o ocorrido e encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, onde está internado em estado grave.

De acordo com informações preliminares da polícia, a vítima fazia programas na localidade onde o crime aconteceu. Nesta madrugada, Fabiana passava pelo local, quando teria sido surpreendida pelo suspeito, que deferiu diversos golpes de faca na vítima.

Tags

Autor