SEGURANÇA

'É normal', diz secretário sobre fechamento à noite de delegacias de Pernambuco

Em entrevista à TV Jornal, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, comentou a diminuição de unidades policiais funcionando 24 horas

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 22/09/2021 às 18:56 | Atualizado em 22/09/2021 às 18:57
Notícia
X

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, falou pela primeira vez sobre a diminuição do número de delegacias abertas 24 horas em Pernambuco. E minimizou o problema. A nova portaria, que passa a valer a partir de 1º de outubro, foi revelada pela coluna Ronda JC nessa segunda-feira (20). No Recife, por exemplo, todas as delegacias de bairro (com exceção de Boa Viagem) só permanecerão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem precisar de atendimento e registro de queixas, no geral, deve se dirigir até a Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande. 

"Todas as delegacias funcionam em horário de expediente abertos e atendendo ao público. No repouso noturno e fins de semana, a gente trabalha com as delegacias de plantão. E essa portaria editada recentemente foi apenas isso: uma reorganização dos plantões para que a gente possa fortalecer os que vão ficar abertos para atender melhor a população. Isso é normal nesses horários de repouso e fim de semana, muitos órgãos trabalham em regime de plantão", declarou Humberto Freire, em entrevista ao programa Por Aqui, da TV Jornal, na tarde desta quarta-feira (22). 

A coluna solicitou entrevista com o secretário para comentar esse e outros assuntos relacionados ao aumento da violência registrado em agosto no Estado. Mas a assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social (SDS) não agendou. 

Importante reforçar que o fechamento das delegacias à noite e nos fins de semana também gera outro problema na segurança pública. Com o já precário efetivo policial nas ruas, as equipes da Polícia Militar que realizarem flagrantes precisarão também fazer um deslocamento maior à procura da unidade policial mais próxima que esteja aberta. Na capital pernambucana, isso já é uma rotina, visto que os casos seguem para a Central de Plantões.

Mas, no interior do Estado, os PMs precisam se deslocar do município de origem da ocorrência para outro, onde tem delegacia funcionando. Além da perda de tempo, os militares deixam de garantir a segurança da população nas ruas.

COMO FICA NA RMR

As delegacias da Várzea e de Casa Amarela (ambas no Recife), que constavam em portaria de março de 2020 como unidades de plantão, não mais funcionarão 24 horas.

A 1ª Delegacia de Atendimento à Mulher, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, seguirá funcionando 24 horas, incluindo os fins de semana. Além de receber as mulheres vítimas de violência, continuará com o registro de casos de violência contra crianças e adolescentes - visto que a Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), localizada no bairro da Madalena, não está funcionando 24h.

Moradores de Jaboatão dos Guararapes e de Moreno precisam se dirigir à Delegacia de Prazeres, no horário da noite ou nos fins de semana. Em Olinda, apenas a Delegacia do Varadouro fica aberta ininterruptamente.

A dificuldade é grande: quem mora no município de Itamaracá ou Igarassu, por exemplo, e precisa registrar uma queixa no sábado ou domingo, tem que se deslocar até a Delegacia de Paulista.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
PLANTÃO Delegacia de Paulista permanecerá funcionando diariamente - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

INTERIOR

Na Zona da Mata e Agreste do Estado, 18 delegacias funcionam 24 horas, incluindo fins de semana. Com a mudança, válida a partir de outubro, o número cai para 9. Nessas duas regiões do Estado, apenas as seguintes delegacias estarão funcionando sem interrupção: Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Bezerros, Belo Jardim, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe e Garanhuns.

A redução de unidades policiais abertas todos os dias ocorre, inclusive, em um momento delicado: vários municípios do interior registraram aumento de homicídios neste ano.

A Delegacia de Goiana, na Mata Norte, é uma das que deixará de funcionar em esquema de plantão. Na portaria até então em vigor, a unidade policial abrangia também as circunscrições dos municípios de Condado, Itaquitinga, Itambé e Aliança. Agora, a Delegacia de Nazaré da Mata ficará responsável por essas cinco cidades e mais 12.

As Delegacias de Timbaúba, Gravatá, Tamandaré, Agrestina, Belo Jardim, Surubim, Lajedo Bom Conselho e Canhotinho deixam de funcionar em regime de plantão.

No Sertão, não haverá alteração. Só 8 delegacias seguirão abertas 24 horas por dia: Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Floresta, Salgueiro, Araripina, Cabrobó e Petrolina.

 

 

 

 

Tags

Autor