MAIS VAGAS

SDS estuda 4 novos concursos para polícias e Corpo de Bombeiros de Pernambuco

Com déficit histórico de efetivo das forças de segurança, reunião nessa quinta-feira (23) discutiu planejamento para novas seleções, que incluem Polícia Militar e Polícia Civil

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 24/12/2021 às 6:30 | Atualizado em 28/12/2021 às 18:24
Notícia
X

O governo de Pernambuco estuda a criação de quatro concursos para a área da segurança pública. As vagas devem ser para as polícias Civil, Militar, Científica (peritos/médicos legistas) e para o Corpo de Bombeiros. Uma reunião entre o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e a secretária estadual de Administração, Marília Simões, discutiu o assunto nessa quinta-feira (23). 

Há um déficit histórico de profissionais no Estado, mesmo com a convocação, neste ano, de mais de 2 mil aprovados em concursos anteriores. Só na Polícia Militar, por exemplo, há uma falta de mais de 10 mil homens e mulheres para recompletar o número ideal previsto por lei. 

Segundo publicação da SDS, nas redes sociais, a reunião entre os secretários estaduais foi "mais uma rodada de conversas visando o reforço de efetivo, melhorias de infraestrutura e ganhos salariais para servidores das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros".

"Convocamos todos os aprovados nos concursos em vigor e agora estamos discutindo novos processos seletivos, de modo a fortalecer os efetivos das quatro forças e aumentar a prevenção e a repressão à violência, além de outros serviços essenciais ofertados à população”, destacou Humberto Freire.

Não foi divulgada, pela SDS, uma previsão para lançamento de editais. 

CONVOCAÇÕES

Foram convocados, em maio deste ano, 1.085 aprovados em concursos da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

Ao todo, foram 750 profissionais para os cargos de soldados da Polícia Militar; 100 para os cargos de soldados do Corpo de Bombeiros; 80 oficiais, sendo 60 da Polícia Militar e 20 do Corpo de Bombeiros; além de 60 concursados para os cargos de delegado da Polícia Civil e 95 para compor a Polícia Científica.

Também foram convocados para matrícula, no final de novembro, 700 aprovados no concurso da PM de 2018. Além de 68 oficiais da PM e 35 oficiais do Corpo de Bombeiros. Em outubro, também saiu edital de convocação para 110 aprovados para soldado dos Bombeiros. 

Já no último dia 15 de dezembro, foram convocados os últimos aprovados na lista de espera dos concursos da segurança. Foram 74 peritos papiloscopistas, 62 delegados e 23 auxiliares de peritos. 

 

Tags

Autor