SEGURANÇA

Governo do Estado convoca 1.085 aprovados em concursos das polícias em Pernambuco

Convocados irão reforçar os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar (PMPE), Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE)

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra, Giovanna Torreão

Publicado em 14/05/2021 às 12:49 | Atualizado em 14/05/2021 às 13:19
Notícia
X

Dois dias após anunciar e depois desistir da convocação, o governador Paulo Câmara (PSB) finalmente homologou, nesta sexta-feira (14), o ato que autoriza o início dos cursos de formação dos aprovados nos concursos para a segurança pública de Pernambuco. Os 1.085 convocados irão reforçar os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE). Na manhã da última quarta-feira (12), o governo do Estado havia anunciado a autorização da convocação, no entanto, poucas horas depois, voltou atrás da decisão. 

De acordo com o governo, a intenção é que os cursos de formação comecem nos próximos 30 dias. "A maioria dos profissionais deve estar reforçando o Pacto pela Vida ainda em 2021. Ano que vem, serão convocados mais 840 profissionais”, afirmou Paulo Câmara. No entanto, levando em consideração que alguns cursos terão duração média de pelo menos seis meses, é a formatura dos novos policiais militares, por exemplo, só deve ocorrer no início de 2022. 

As organizadoras dos concursos estão autorizadas a publicar os editais com os cronogramas de matrícula.

Ao todo, são 750 profissionais para os cargos de soldados da Polícia Militar; 100 para os cargos de soldados do CBMPE; 80 oficiais, sendo 60 da PMPE e 20 do Corpo de Bombeiros; além de 60 concursados para os cargos de delegado da Polícia Civil e 95 para compor a Polícia Científica.

“Neste ano de 2021, são 1.085 servidores da área de segurança que serão convocados para realização de matrícula, apresentação de documentos e início do processo de capacitação nas nossas academias”, explicou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Para tornar possível a realização dos cursos no contexto da pandemia do novo coronavírus, as academias estão sendo preparadas dentro dos protocolos sanitários de distanciamento social, conforme informado pelo governo. Além disso, as turmas serão menores e haverá higienização constante dos ambientes.

 

A convocação de aprovados nos concursos realizados nos últimos anos já era esperada desde o ano passado, mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, o governo do Estado alegava que não tinha condições de realizar o curso de formação - que necessita de aulas práticas.

Com o aumento da violência em 2020 e o déficit histórico de policiais, agora o governo de Pernambuco se vê obrigado a convocar os aprovados - que há meses pressionavam o Estado.

PROMESSA

Segundo a previsão inicial, 750 aprovados no concurso da Polícia Militar começariam o curso de formação de soldados, em abril deste ano - deve durar seis meses. Também neste mês, 60 seriam convocados para curso de oficial. Já em janeiro de 2022, está prevista a convocação de mais 700 pessoas para a segunda turma de soldados.

No Corpo de Bombeiros, 100 começariam o curso de formação em abril. A duração será de sete meses. Vinte também seriam convocados para curso de oficial, com duração de 12 meses. Já em janeiro de 2022, mais 100 serão convocados para curso de formação.

Na Polícia Civil, 50 aprovados seriam convocados para formação em delegado a partir de abril. Duração do curso é de quatro meses. Em abril de 2022, mais 50 convocações.

Por fim, na Polícia Científica, seriam 50 aprovados que farão curso para médico legista. Duração de quatro meses, contados a partir de abril. E 45 pessoas farão curso para auxiliar de perito.

Tags

Autor