CRIMES

'Quero pena máxima', diz mãe de jovem morta em Glória do Goitá; Suspeito está preso

Suspeito se entregou à polícia após oito dias de intensas buscas pela cidade da Mata Norte de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 07/02/2022 às 20:36 | Atualizado em 07/02/2022 às 20:38
Notícia
X

Horas após a confirmação da prisão de Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos, suspeito de estuprar e assassinar duas jovens em Glória do Goitá, na Mata Norte de Pernambuco, moradoras do município fizeram um protesto. Com cartazes, pediram que os crimes não fiquem impunes e que a justiça seja feita. Na tarde desta segunda-feira (07), a rotina começou a voltar ao normal. Comércio estava movimentado e moradores se mostraram mais tranquilos de circular pelas ruas.

A dona de casa Micheli Marques, mãe de Kauany Maiara Marques da Silva, recebeu com alívio a notícia da prisão do suspeito de matar a filha. Ela vive em Olinda, no Grande Recife. Já jovem estava morando no interior há cerca de três meses. Nesse tempo, chegou a se relacionar com Edson Cândido, mas a mãe conta que não foi um namoro.

"No dia 31 de janeiro, quando minha filha ainda estava desaparecida, falei com Edson. Perguntei por ela. Ele me disse: 'Tenha calma, bença. Sua filha vai aparecer'. Mas ela já estava morta", contou Micheli, em entrevista à coluna Ronda JC.

Agora, com a prisão, ela disse que vai lutar para que o suspeito seja condenado pelo crime. "Como mãe, não tive o direito de ver minha filha. O corpo estava em avançado estado de decomposição quando foi encontrado e, no velório, precisou estar lacrado. O que peço agora é por justiça. Quero que ele tenha a pena máxima", afirmou.

ARTES/JC
Crime em Glória do Goitá_WEB - ARTES/JC

PRISÃO

Após oito dias seguidos de uma megaoperação policial, inclusive com apoio de helicóptero e drones, chegou ao fim a caçada por Edson Cândido. Mas diferente da expectativa, o suspeito não foi capturado no meio do mato, onde estava concentrada a maior parte dos policiais. Depois de negociações entre a Polícia Civil e familiares, Edson se entregou na manhã desta segunda-feira (07). O mandado de prisão foi cumprido na residência de parentes e o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Caruaru, no Agreste.

Em coletiva de imprensa, à tarde, alguns detalhes do caso foram revelados. "Negociamos com os familiares para que ele realmente se entregasse. Mostramos que seria a melhor opção: se entregar de forma tranquila. Ao mesmo tempo, ele estaria sendo conduzido à delegacia preso e estaria preservando a integridade física dele. A família entendeu. Ele também entendeu que seria a melhor resposta a dar", afirmou o delegado seccional de Vitória de Santo Antão, Guilherme Mesquita.

Edson é o suspeito de ter assassinado Kauany Maiara Marques da Silva, 18 anos, com quem já se relacionou, e Jailma Muniz da Silva, 19. Desaparecida desde o dia 29 de janeiro deste ano, Kauany teve o corpo encontrado há uma semana na comunidade de Capuchinho, com sinais de violência. Ainda na madrugada do dia 31 de janeiro, ele teria estuprado e assassinado Jailma enquanto ela levava o café da manhã para a mãe, que estava trabalhando na lavoura. O corpo foi encontrado na Zona Rural do município, às margens da rodovia PE-50, no mesmo dia.

"O fato dele ter se apresentado, não desmerece o trabalho da polícia. Ele não tinha outra alternativa. Temos elementos que indicam a participação dele nas mortes das duas jovens. Não paramos um dia sequer as buscas por esse indivíduo. Era a prioridade zero zero da polícia no interior do Estado", disse o delegado Jean Rockfeller, diretor integrado do interior 1.

CONDENAÇÕES

Edson Cândido já esteve preso por mais de 13 anos. Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em 15 de setembro de 2014, ele foi condenado por estupro e roubo pela Vara Única da Comarca de Pombos. A pena foi de 13 anos e cinco meses. Em 2009, também foi condenado a nove anos e oito meses por roubo. Desde dezembro, estava em livramento condicional.


Tags

Autor