VIOLÊNCIA

No Grande Recife, 78 crianças e adolescentes foram baleados no 1º semestre de 2022

Uma das vítimas foi Heloysa Gabrielle, de 6 anos, que morreu durante uma perseguição policial em Porto de Galinhas, em março. O caso ainda não foi esclarecido pela Polícia Civil

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 26/07/2022 às 7:00 | Atualizado em 28/07/2022 às 19:53
Notícia
X

A violência armada contra crianças e adolescentes cresceu no Grande Recife no primeiro semestre de 2022. Levantamento do Instituto Fogo Cruzado aponta que pelo menos 78 vítimas foram baleadas. Desse total de registros, duas crianças e 43 adolescentes morreram.

Segundo as estatísticas do Fogo Cruzado, quatro crianças e 49 adolescentes foram baleados (36 garotos e garotas entre 12 e 17 anos morreram) no primeiro semestre de 2021.

Em comparação com aquele semestre, este ano houve aumento de 50% na quantidade de crianças baleadas, e de 47% nos adolescentes baleados.

Uma das vítimas foi Heloysa Gabrielle, de 6 anos, que morreu após ser atingida com um tiro no peito durante perseguição policial na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas, em Ipojuca. A morte foi em 30 de março de 2022. 

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) relataram, na época, que estavam perseguindo dois suspeitos que estavam em uma moto e que teria ocorrido uma troca de tiros. Mas, nas imagens de câmeras de segurança, divulgadas pela imprensa, só é visto um único homem seguindo de moto.

Testemunhas também contaram que apenas os policiais atiraram. 

Às vésperas de completar quatro meses, a Polícia Civil de Pernambuco, responsável pela investigação, ainda não esclareceu quem atirou Heloysa Gabrielle. 

A conduta dos policiais militares também é investigada pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), mas ainda não houve uma conclusão. 

ANÁLISE DO FOGO CRUZADO

Maria Isabel Couto, diretora do Fogo Cruzado, avalia a violência contra crianças e adolescentes.

“As crianças e os adolescentes que sobrevivem podem desenvolver graves problemas psicológicos, mas pouco ou nada é feito por aqueles que têm o dever constitucional de garantir um crescimento saudável e com direitos garantidos para estes pequenos cidadãos. O Brasil não terá futuro enquanto a infância não for prioridade”, afirma.

HOMICÍDIOS EM PERNAMBUCO

Pernambuco acabou o primeiro semestre de 2022 com aumento de 10,7% no número de homicídios. Ao todo, de 1º de janeiro a 30 de junho, 1.858 pessoas perderam a vida de forma violenta. Ao mesmo período de 2021, o número foi de 1.679 registros. As estatísticas foram divulgadas pela SDS.

Somente no último mês de junho, 273 assassinatos foram somados pela polícia. Um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a polícia contabilizou 254 mortes.

Isso significa que em todos os meses de 2022 houve aumento dos homicídios. A média diária foi de pelo menos dez mortes por dia. Vale lembrar que o programa Pacto pela Vida prevê uma redução de 12% no número de homicídios.

Tags

Autor