Os mais recentes registros de violência na orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, apontam para a necessidade de mais policiamento para coibir a ação de criminosos nesses pontos turísticos.
Seja durante o dia ou à noite, banhistas, ciclistas e comerciantes são abordados de forma agressiva e têm pertences roubados. Nem os novos quiosques, que estão sendo entregues pela Prefeitura do Recife, estão escapando dos arrombamentos e furtos - levando mais prejuízos aos vendedores que passaram semanas com os estabelecimentos fechados aguardando as reformas.
Por volta das 6h do último sábado (26), uma ciclista foi empurrada e teve a bicicleta roubada enquanto pedalava na ciclovia da orla de Piedade. A ação foi filmada por uma câmera de segurança. O vídeo mostra o momento em que o criminoso, que estava com um comparsa, pula de outra bicicleta, corre e ataca a mulher. Ele puxa o guidão da bike e derruba a vítima no chão. Logo em seguida, foge com a bicicleta.
O roubo violento aconteceu no trecho próximo ao antigo Dorisol. A equipe da TV Jornal esteve no local na manhã desta segunda-feira (28). Ouviu reclamações de moradores do bairro e frequentadores da praia. Foram unânimes: falta policiamento na orla. A reportagem permaneceu no local por cerca de uma hora e meia. Não viu viatura, nem militares a pé.
Questionada pela coluna Ronda JC sobre a falta de policiamento, a Polícia Militar informou, em nota, que "o comandante da unidade (6º BPM) vem intensificando o patrulhamento na orla e informou que continuará desenvolvendo estratégias juntamente com a Polícia Civil a fim de prender os suspeitos das práticas delituosas na localidade".
Até agora, nenhum suspeito de envolvimento à abordagem à ciclista foi identificado e preso. As investigações seguem com a Polícia Civil.
Há cerca de um mês, um homem de 34 anos, que pedalava durante a madrugada na ciclovia da Avenida Boa Viagem foi abordado por uma dupla que anunciou o assalto. A vítima reagiu e acabou sendo atingida por facadas. Conseguiu sobreviver depois de passar por atendimento no Hospital da Restauração.
Além das abordagens aos ciclistas, os donos de quiosques voltaram a denunciar os arrombamentos. Dois casos de furtos foram registrados na última semana. Um dos quiosques foi o de número 55, que pertence a Maria da Guia. Ela contou. em entrevista à TV Jornal, que o criminoso entrou pela janela e levou todo o estoque de bebidas.
O quiosque 53, próximo ao dela, também foi alvo de bandidos. Foram levados um litro de whisky, itens da bomboniere e o dinheiro da caixinha de Natal. Prejuízo avaliado em R$ 300.
Quem passa pela orla afirma que é difícil encontrar policiais militares fazendo a segurança. O único ponto em que a presença de uma dupla de PMs geralmente é vista é na altura da pracinha de Boa Viagem - isso durante o dia.
A Polícia Militar disse que a orla recebe a "vigilância das câmeras de monitoramento da SDS (Secretaria de Defesa Social)" e que "frequentemente prisões são realizadas".
"O comando do 19? BPM está em comunicação permanente com a representação da Associação Barranqueiros de Côco de Boa Viagem, em busca de soluções, e vai reforçar o policiamento na área, para coibir delitos", afirmou a PM.
Do que diz respeito aos crimes contra o patrimônio (englobando todos os roubos e furtos) no bairro de Boa Viagem, a corporação alegou que houve redução de 17% nos casos neste mês de novembro em relação ao mesmo período de 2021 - mas não revelou a quantidade de crimes somados.
Já a Polícia Civil disse, em nota, que está investigando as recentes ocorrências nas orlas de Boa Viagem e de Piedade.