balanço

Com 30 novos óbitos e 306 casos de coronavírus em Pernambuco, Estado totaliza 312 mortes e 3.604 infectados

Dados foram divulgados no final da tarde desta quinta-feira (23)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/04/2020 às 16:12 | Atualizado em 23/04/2020 às 20:17
GETTY IMAGENS
"Nosso estudo demonstra que os pacientes pré-sintomáticos têm alto desprendimento de carga viral", concluíram os pesquisadores - FOTO: GETTY IMAGENS

Atualizada às 20h17

Pernambuco conta com 30 novos óbitos e 306 novos casos de coronavírus nesta quinta-feira (23), de acordo com o balanço da Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE). Agora o Estado totaliza 312 vítimas fatais da doença e 3.604 infectados. 

>>"Eu imploro: se puder, permaneça em casa", diz médica após falar sobre proximidade do caos na linha de frente

>>Brasil tem 25.318 pessoas curadas do novo coronavírus

>>Veja o perfil das 100 pessoas recuperadas do coronavírus em Pernambuco

>> Cemitérios do Recife devem ampliar horário para receber corpos de vítimas do coronavírus 24 horas por dia

>> Justiça determina que Pernambuco forneça EPIs para profissionais de saúde, que prometem parar se não tiverem equipamentos

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, dos 30 novos óbitos confirmados nas últimas 24 horas, 14 são do sexo feminino e 16 são do sexo masculino, com idades entre 32 e 78 anos. As vítimas faleceram entre os dias 15 e 23 de abril. Longo ainda relatou que entre as vítimas fatais, 18 apresentavam comorbidades, três não tinham histórico de doenças e nove ainda estão em investigação.

As 30 vítimas eram pessoas residentes no Recife (14), Jaboatão dos Guararapes (4), São Lourenço da Mata (2), Camaragibe (3), Vitória de Santo Antão (1), Ipojuca (1), Glória do Goitá (1), Custódia (1), Arcoverde (1), Paudalho (1) e Itapetim (1).

Dos 30 pacientes que vieram a óbito, 18 apresentavam comorbidades como histórico de hipertensão (11), diabetes (8), doença cardiovascular (3), asma (2), trombose (1) 2, obesidade (1), doença pulmonar obstrutiva crônica (1), pancreatite (1), doença de Chagas (1) e imunodepresão (1). Ainda há 3 sem comorbidades. Os demais estão sendo investigados.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 1.259 casos foram confirmados e 787 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

Recomendação do uso de máscaras

Durante a atualização diária do balanço dos casos nesta quinta-feira (23), o secretário André Longo anunciou que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), assinou um decreto que recomenda o uso de máscaras à população e obriga o uso para trabalhadores dos serviços essenciais, em funcionamento durante o período da pandemia. O decreto irá entrar em vigor na próxima segunda-feira (27).

Segundo o decreto, as máscaras que serão utilizadas poderão ser as industrializadas ou artesanais. Na coletiva de imprensa, Longo alertou para que as máscaras cirúrgicas e as N95 devem ser exclusivas aos profissionais da saúde, e que, apesar da recomendação para o uso do equipamento, a população deve respeitar o isolamento social. "As máscaras só devem ser usadas por aquelas pessoas que necessitam sair de casa", comentou. 

Número de pacientes graves em UTIs aumenta 83% nas últimas 24h

Com pouco mais de um mês em isolamento social, mais de 3,2 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 282 mortes, Pernambuco tem uma assistência hospitalar que opera no limite diante da franca aceleração da curva epidêmica. Só na quarta-feira (22), o Estado viu saltar, nas últimas 24 horas, o número de pacientes graves (considerando só aqueles com diagnóstico confirmado de covid-19) nas suas unidades de terapia intensiva (UTI) das redes públicas e privadas. Saiu de 76 pessoas com a doença internadas nesse tipo de leito, na terça-feira (21), para 139 na quarta-feira. O avanço, em percentuais, representa um aumento de 83%, o que retrata a pressão que a covid-19 joga na rede hospitalar. A exaustão é duradoura, levando em consideração que os pacientes com insuficiência respiratória por causa da covid-19 passam de duas a três semanas em UTI.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias