boletim

Pernambuco ultrapassa a marca de 38 mil casos de coronavírus

Dos novos casos, 205 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que é quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves da doença

Bruna Oliveira Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Mayra Cavalcanti
Publicado em 05/06/2020 às 11:50 | Atualizado em 05/06/2020 às 11:50
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM DATA: 28.05.2020 ASSUNTO: Quarentena mais rígida não impede aglomerações em Camaragibe. - pandemia coronavírus. - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Apesar dos esforços para conter o novo coronavírus, Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (5), 1.004 novos casos de pessoas infectadas pela covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também foram confirmadas 71 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. Agora, Pernambuco totaliza 38.511 casos de pessoas infectadas, com a triste marca de 3.205 óbitos.

Dos novos casos, 205 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que é quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves da doença e 799 como leves. Já com relação ao total de casos, 15.497 são graves e 23.014 leves. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.

Testagem em domicílio

O Recife começará, ainda no mês de junho, a realizar testes rápidos em domicílio para o novo coronavírus, seguindo exemplo de cidades como Fortaleza (CE), que pretende coletar quase 10 mil testes em domicílio para avaliar o impacto da doença na cidade. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa online, pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que não apresentou detalhes da novidade, mas declarou que a gestão está "fazendo as preparações finais" para dar início ao projeto. Também na entrevista, foi anunciada a abertura de 52 novos leitos de UTI nos hospitais de campanha.

"Obviamente não vamos a todos os domicílios, mas estamos fechando a amostragem deste estudo para que ele possa ajudar no processo de tomada de decisão em relação à ciência", disse o secretário. No Estado, a ampliação da testagem ainda tem sido um desafio. Na última segunda-feira (1º), o Governo do Estado detalhou o Plano de Convivência com a Covid-19 e anunciou a ampliação da testagem, mas não forneceu detalhes sobre a ampliação da base, que segundo Jailson Correia, é de processamento de 15 mil testes por semana.

Em maio, a prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciaram a realização de dois mil testes do tipo RT-PCR por semana. Os exames são coletados em unidades de saúde e enviados ao laboratório da universidade para análise. Na capital pernambucana, a testagem é feita em profissionais de saúde e de segurança, além dos contatos domiciliares deles. Esta testagem é realizada por meio de agendamento, em quatro unidades.

Os exames também são feitos no que a prefeitura chama de centros sentinelas, unidades de saúde que fazem coletas amostrais. Recentemente, a coleta também passou a ser feita em cuidadores de idosos e recém-nascidos filhos de mães com covid-19. O plano de retomada das atividades econômicas anunciadas pelo governo do Estado, que será colocado em prática ao longo de 11 semanas, levará em consideração três indicadores: o crescimento do número de casos graves, de mortes e a demanda pelo sistema de saúde. Mas sem a testagem, alertam especialistas, o Executivo estadual pode não conseguir ter uma dimensão real do número de doentes.

Comentários

Últimas notícias