TESTAGEM

São Lourenço testa pessoas com sintomas de coronavírus em condomínios da cidade

A ação já passou por quatro condomínios da cidade

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 03/06/2020 às 18:40 | Atualizado em 03/06/2020 às 19:08
DIVULGAÇÃO
A prefeitura de São Lourenço garante que ações como esta continuarão sendo realizadas até o dia 10 de junho em todos os condomínios da cidade. - FOTO: DIVULGAÇÃO

Testar e identificar pessoas contaminadas é uma ação chave no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Seguindo essa recomendação, a prefeitura de São Lourenço da Mata, município da Região Metropolitana do Recife, iniciou na última terça-feira (2) a busca ativa por pacientes sintomáticos da covid-19 em condomínios da cidade.

» Governo de Pernambuco altera decreto para incluir proibição de caminhada e corrida em cliclofaixas de praias e parques

» Pernambuco tem mais de 3 mil mortos por coronavírus

Nesta quarta-feira (3), a ação passou pelos conjuntos habitacionais Guilherme Uchoa I e II, localizados no bairro da Manguba. Além da testagem, a iniciativa também levou informações sobre a importância do uso de máscaras, do distanciamento social, de vacinação contra a Influenza (gripe), medição da temperatura corporal dos condôminos, distribuição de máscaras reutilizáveis e cartilhas informativas sobre o coronavírus.

Os condomínios visitados pela ação na terça-feira (2) foram os residenciais Mont Blanc e Bela Vista. A prefeitura de São Lourenço garantiu que, mesmo com o fim da determinação de lockdown no município, ações como esta continuarão sendo realizadas até o dia 10 de junho em todos os condomínios da cidade.

» Polícia cumpre mandados no Recife e em Paudalho em operação que apura suposta fraude em licitações da covid-19

» Combate à pandemia em Pernambuco virou, definitivamente, um caso de polícia

» ''Frustrou a todos'', diz prefeito de Jaboatão sobre plano de retomada econômica do governo do Estado

“O objetivo desta ação, neste momento, é chegar mais próximo destas pessoas que estão realizando o isolamento social, e que por estarem fazendo isso, deixam de procurar as unidades básicas de saúde para se vacinar. Então, estamos indo atrás destas pessoas para levar vacinação e aproveitar para levar também conscientização sobre o coronavírus, pois, ainda é o momento de continuarmos cuidando da prevenção e do isolamento social; além de promover a busca de pacientes sintomáticos e assintomáticos, e os encaminhando às unidades de saúde”, disse Bruno Pereira, prefeito de São Lourenço.

Para Raimundo Ramos, morador do residencial Mont Blanc, iniciativa é importante para levar mais conhecimento a todos. “Achei sensacional! É uma campanha de conscientização, onde a gente se sente sendo cuidado. Sabemos da dificuldade de se vacinar neste momento, e essa campanha aqui, dentro do prédio, nos traz a comodidade e a satisfação de estarmos sendo assistidos e agraciados. Achei também importante o cuidado para o atendimento, instalando um lavatório na recepção para higienização das mãos”, afirmou.

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias