COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: trabalhadores de serviços essenciais passam a ser testados em Pernambuco

Trabalhadores sintomáticos de supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, entre outros, passam a ter prioridade para acesso aos exames

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 15/06/2020 às 18:33 | Atualizado em 15/06/2020 às 18:35
HÉLIA SCHEPPA/SEI
Novos grupos prioritários para o teste de covid-19 se juntam a profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas - FOTO: HÉLIA SCHEPPA/SEI

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou a ampliação do público prioritário para a realização do teste da covid-19 no Estado. A partir da próxima semana, dia 22 de junho, também terão prioridade para acesso aos exames trabalhadores sintomáticos de serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, além de serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.

Pacientes e profissionais de residências terapêuticas e unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h, além de gestantes no pré-natal com sintomas de síndrome gripais, também passam a ser incluídos nos grupos prioritários para testagem.

Além disso, os pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas, conforme validação das comissões intra-hospitalares, e pacientes no pré-operatório de cirurgias oncológicas também foram incluídos no grupo prioritário. Nesses casos, não é necessário apresentar sintomas de gripe.

O processo de testagem para os profissionais de serviços essenciais será integrado ao aplicativo Atende em Casa, e os detalhes serão divulgados ao longo desta semana. 

Esses novos grupos se juntam aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais. Também já estão contemplados com essa prioridade, os idosos e os trabalhadores sintomáticos, além dos seus contatos próximos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos.

O secretário André Longo ressaltou que a ampliação da testagem para a covid-19 tem sido uma das prioridades da gestão estadual. "Essa ampliação só será possível graças à doação de 24 mil testes RT-PCR, que recebemos na semana passada do grupo Unilever, assim como da chegada de um equipamento de última geração, extrator de RNA e processador de RT-PCR, que estamos aguardando e que vai possibilitar a automatização de todo o processamento das amostras no Lacen-PE, quadruplicando a nossa capacidade de testagem", concluiu. 

Comentários

Últimas notícias