boletim

Pernambuco confirma 337 casos de coronavírus e 87 mortes nas últimas 24 horas

O Estado totaliza 4.339 mortes em decorrência do novo coronavírus

Bruna Oliveira Cinthya Leite
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Cinthya Leite
Publicado em 23/06/2020 às 11:26 | Atualizado em 23/06/2020 às 13:04
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
De acordo com a SES-PE, os óbitos confirmados nas últimas 24 horas ocorreram entre os dias 29 de abril de 2021 e essa terça-feira (6) - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Um dia após Pernambuco registrar o menor número diário de mortes por coronavírus em dois meses, a quantidade de pessoas que não resistiram à covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas voltou a subir. De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (23) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram confirmados mais 87 óbitos em decorrência da doença. Na segunda (22), o número de mortes registradas foi 18. 

Do total, 56 mortes (64%) ocorreram entre os dias 18 de abril e 19 de junho e 31 (36%) ocorreram nos últimos três dias. Com isso, o Estado totaliza 4.339 mortes pela doença.

>> Coronavírus: "Claramente o Agreste puxa a taxa de contágio de Pernambuco para cima", diz secretário de Saúde de Pernambuco

>> "A UTI não é a salvação", alerta pesquisador sobre aparente sensação de segurança da queda de internações

Além disso, o boletim informou também que foram confirmados mais 337 casos de pessoas infectadas pelo vírus nesta terça. Entre os confirmados, 212 são casos leves e 125 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 52.831 casos confirmados, sendo 18.354 graves e 34.477 leves.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Taxa de contágio volta a ser superior a 1

A taxa de contágio da covid-19 em Pernambuco, que se manteve por dias em 0.9, voltou a ficar acima de 1, no momento em que se inicia uma nova fase de retomada das atividades econômicas no Estado. Levantamentos feitos pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres; e pelo grupo Covid-19 Analytics, de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, apontam que a taxa de contágio está, respectivamente, em 1.23, 1.2 e 1.15.

>> Coronavírus: pela baixa demanda, Recife desativa leitos de enfermaria para reforçar UTI

>> Pandemia deixa cidades de Pernambuco sem tradicionais festas de São João

Esses índices significam que cada 100 pessoas no Estado com o novo coronavírus o transmitem para até outros 123 indivíduos. A taxa de contágio é o índice utilizado para apontar o risco de transmissão do novo coronavírus. Quando está abaixo de 1, sugere-se uma transmissão sob controle.

O cálculo para se chegar ao número efetivo de reprodução (Rt), como cientificamente é chamada a taxa de contágio, leva em consideração variáveis como o número de casos confirmados diariamente, o volume de pacientes recuperados e os casos ainda em tratamento.

Comentários

Últimas notícias