COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Todos os casos leves de coronavírus vão começar a ser testados em Pernambuco, anuncia secretário

Segundo André Longo, serão ofertados exames RT-PCR e testes rápidos. Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria Estadual de Saúde enviará nota aos municípios para que as secretarias se estruturem e iniciem a testagem

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 14/07/2020 às 17:24 | Atualizado em 14/07/2020 às 22:17
PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP
Pernambuco possui 24.247 casos considerados graves e 81.134 considerados leves - FOTO: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou que testes para detecção do novo coronavírus serão realizados no Estado em todas as pessoas que apresentarem suspeita de covid-19. A declaração foi feita nesta terça-feira (14) durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. Segundo André Longo, serão ofertados exames RT-PCR (no ínicio dos sintomas) e testes rápidos (voltados a pessoas que já passaram mais de sete dias do início dos sintomas). Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) enviará uma nota aos municípios para que as secretarias se estruturem e iniciem a testagem. 

A ampliação da testagem pode ajudar a reduzir a subnotificação de infecções pelo novo coronavírus. Para agendar os exames, as secretarias de cada cidade poderão montar suas estratégias ou fazer adesão ao Atende em Casa - ferramenta já disponível para a população de 178 municípios pernambucanos. O aplicativo está disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android. 

A orientação anterior, em Pernambuco, era de que os testes fossem realizados prioritariamente em casos graves (aqueles que exigem internação), mortes, profissionais de saúde e outros grupos específicos. O Atende em Casa também já está responsável pelo agendamento da testagem de todos os trabalhadores dos serviços essenciais que apresentam sintomas sugestivos da covid-19. Nos municípios que ainda não contam com o Atende em Casa para a marcação, a população deve procurar a secretaria municipal de saúde para poder ser testado.

Além dos profissionais de serviços essenciais, em Pernambuco, a testagem para a covid-19 está disponível para quem atua em serviços de assistência social e atendimento à população em Estado de vulnerabilidade; usuários e profissionais de residências terapêuticas e unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) 24h; e gestantes no pré-natal com sintomas de síndrome gripais. Além disso, os pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas, conforme validação das comissões intra-hospitalares, e pacientes no pré-operatório de cirurgias oncológicas também passam a fazer parte do grupo prioritário. Nesses casos, não é necessário apresentar sintomas de gripe.

A testagem da covid-19 também é voltada aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais. Também já estão contemplados com essa prioridade os idosos e os trabalhadores sintomáticos, além dos seus contatos próximos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos.

Atualmente os agendamentos são realizados de acordo com os sintomas de cada pessoa. Os municípios disponibilizam a agenda de suas unidades de saúde, e o paciente é referenciado para o serviço mais próximo de sua casa, de acordo com o exame preconizado para o caso, que pode ser o RT- PCR, indicado para o início dos sintomas, ou o teste rápido.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias