pandmeia

Pernambuco se aproxima dos 90 mil casos do novo coronavírus

Dos casos confirmados nesta segunda, 64 (9,6%) foram diagnosticados como graves, que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 602 (90,4%) como leves

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/07/2020 às 12:05 | Atualizado em 27/07/2020 às 12:29
AFP
Pernambuco agora totaliza 361.470 casos da covid-19 - FOTO: AFP

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (27), mais 666 casos do novo coronavírus e 24 mortes em decorrência da covid-19. Com os novos dados, Pernambuco totaliza 89.132 pessoas infectadas pelo vírus e chega ao número de 6.376 vidas perdidas, desde o início da pandemia.

TUDO SOBRE A COVID-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

Do total de casos confirmados nesta segunda, 64 (9,6%) foram diagnosticados como graves, que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 602 (90,4%) como leves, ou seja, os pacientes não demandaram internamento hospitalar e já estavam na fase final da doença ou curados. Com relação ao número total de casos, 23.027 foram considerados graves e 66.105 leves.

» Fiocruz diz que volta às aulas é risco. Escolas se dizem preparadas

Mortes

As mortes confirmadas nas últimas 24 horas ocorreram desde o dia 7 de maio, em que 16 (67%) aconteceram entre os dias 7 de maio e 23 de julho. Já os outros 8 óbitos (33%) ocorreram nos últimos dois dias, sendo seis mortes no dia 25 de julho e duas registradas nesse domingo (26). Os detalhes epidemiológicos serão repassados pela SES-PE ao longo do dia.

Estações de orientação sobre a covid-19 em novos endereços no Recife

As Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19, responsáveis por distribuir máscaras e levar informações sobre o novo coronavírus, aportam em onze novos lugares do Recife nesta semana. São 300 mil equipamentos sendo entregues desde o início do mês. Mais 500 mil foram encomendados pela prefeitura.

Nas estações, a população poderá lavar as mãos em pias móveis, receber as máscaras e ter orientações sobre a importância do distanciamento social e sobre saúde bucal; além de arboviroses. Os técnicos também estão à disposição para ensinar como usar os aplicativos gratuitos mantidos em Pernambuco em tempos de coronavírus: Dycovid (de monitoramento), Atende em Casa (teleatendimento) e o Movimenta Recife, que tem práticas de atividade física online e práticas integrativas. A iniciativa está em operação desde o dia 29 de junho, circulando pela cidade a cada semana.

Desta vez, as estruturas foram montadas na Praça Joana Bezerra (Coque), no Habitacional do Campo do Café (Linha do Tiro), no Mercado de Casa Amarela, na UR 7 (Várzea), na Praça Simão Borba (Areias), no Terminal Integrado Tancredo Neves (Imbiribeira), na Comunidade Alto José Bonifácio (Alto José Bonifácio) e no Terminal de Jordão Baixo. O funcionamento é de segunda (27) a sexta-feira (31), das 8h às 16h.

Ao mesmo tempo, equipes de saúde vão distribuir máscaras e kits de higiene (água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, sabonete, pasta e escova de dente) a comunidades carentes da capital pernambucana. Dessa vez, a ação começa, nesta segunda, pelo Alto da Mata, no Córrego da Fortuna, em Sítio dos Pintos. Na terça (28), é a vez do Conjunto Habitacional Josué Pinto, no Brejo de Beberibe. Na quarta (29) e quinta (30), os agentes de saúde atendem as comunidades Chiclete, Bomboniere, Cajá e Ponte da Salvação, na Iputinga.

Além da entrega de materiais, os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) também orientam as pessoas com sintomas gripais identificadas, para, se necessário, procurarem unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19. O atendimento porta à porta teve início no último dia 6, com o objetivo de complementar o trabalho feito nas tendas fixas.

Comentários

Últimas notícias