pandemia

Pernambuco ultrapassa 90 mil casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus

Nesta quarta-feira (28) foram confirmados mais 1.858 casos da covid-19

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/07/2020 às 12:01 | Atualizado em 29/07/2020 às 12:04
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Pernambuco tem mais de 90 mil casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia - FOTO: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (29), mais 1.858 casos do novo coronavírus. Além disso, nas últimas 24 horas, também foram confirmados laboratorialmente 63 óbitos, ocorridos desde o dia 1º de maio. Com os novos dados, o Estado ultrapassou a marca de 90 mil casos, totalizando 91.536 pessoas infectadas pela covid-19, desde o início da pandemia, com 6.484 vidas perdidas.

TUDO SOBRE A COVID-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o aumento no número de casos é motivado pelo atraso, e consequente acúmulo de notificações, pelos municípios. Desses casos, apenas 112 (6%) são graves que se enquadraram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 746 casos (94%) são leves, ou seja, não demandaram internação hospitalar e que estavam na fase final da doença ou até mesmo curados. Já com relação ao número total de casos, 23.249 foram diagnosticados como graves e 68.287 leves.

Sobre os óbitos confirmados, 19 (30%) ocorreram nos últimos três dias, sendo cinco mortes registradas nessa terça-feira (28), cinco mortes em 27 de julho e nove em 26 de julho. Os outros 44 (70%) óbitos ocorreram entre os dias 1º de maio e 25 de julho. Os detalhes epidemiológicos serão repassados pela SES-PE ao longo do dia.

Testes em pessoas sem sintomas que tiveram contato com infectados

A partir de agosto, com o funcionamento de novas máquinas adquiridas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), o Estado deverá iniciar a testagem do novo coronavírus em pessoas sem sintomas que tiveram contato com alguém infectado. "Temos a expectativa, ainda no mês de agosto, de passar a testar não só os sintomáticos, mas também os seus contatos. Essa é a próxima fase da ampliação da testagem em Pernambuco", anunciou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa transmitida, nessa terça-feira (28), pela internet.

O gestor informou que uma das máquinas, a de processamento automatizado de RT-PCR, já chegou ao Estado. A outra, que é um extrator de RNA automatizado, tem previsão para chegar até o fim desta semana. "Nós queremos identificar um sintomático e buscar, carrear, todos os contatos dele ainda em agosto, para que a gente possa trabalhar esse conceito: identificar a velocidade de transmissão (da covid-10) e conter surtos em determinados locais com muito mais agilidade pela nossa Vigilância em Saúde", acrescentou Longo.

Atualmente Pernambuco já testa todos os casos sugestivos de covid-19 com sintomas leves. O secretário acrescentou que, embora o governo tenha iniciado a testagem de todas as pessoas sintomáticas (quadros leves) no último dia 15, ainda há baixa procura pelo agendamento do exame. "Todos que apresentarem sintomas deverão buscar a marcação disponível nas redes municipais e no Atende em Casa. Tivemos 1,9 mil pessoas testadas, sendo 1.051 do teste tipo RT-PCR e 849 do teste rápido. É um número muito baixo, aquém do que é esperado. Precisamos massificar a testagem", reforçou.

EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM
Prova será realizada em 31 de outubro - FOTO:EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias