COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Ocupação de leitos pediátricos e neonatais de UTI para covid-19 atinge 90% em Pernambuco

Em todo o Estado, são apenas com 37 leitos de UTI voltados a recém-nascidos, crianças e adolescentes com suspeita da infecção pelo novo coronavírus

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 27/08/2020 às 21:20 | Atualizado em 28/08/2020 às 15:59
HEUDES RÉGIS/SEI
A ampliação da testagem é ponto crucial para que possamos garantir um retorno seguro das atividades no Estado", reforçou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo - FOTO: HEUDES RÉGIS/SEI

*Com atualização em 28/8/2020, às 15h20

Com o aumento da demanda por leitos para crianças que apresentam sintomas sugestivos de covid-19 em Pernambuco, a taxa de ocupação das vagas de terapia intensiva (UTI) para esses casos (incluindo leitos pediátrico e neonatal - este último até o 28º dia de vida) chegou, nesta quinta-feira (27), a 90%. A informação foi dada pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. Em todo o Estado, são só 37 leitos de UTI voltados à faixa etária neonatal e pediátrica que apresente um quadro de síndrome respiratória aguda grave (srag) - condição que pode ser causada pela infecção pelo novo coronavírus ou outros vírus. Os 37 leitos, segundo esclareceu a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (28), estão no Recife: Hospital Barão de Lucena (10 pediátricos), Correia Picanço (5 pediátricos), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (2 pediátricos) e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (20 neonatais). 

  

Em Pernambuco, a taxa média (são cerca de 100 vagas, incluindo enfermaria e UTI) de ocupação de leitos neonatais e pediátricos para pacientes com srag está em 72% - índice maior do que na segunda-feira (24), quando a 61,5% dessas vagas estavam ocupadas por recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes. Atualmente, os serviços de referência em pediatra para covid-19 no Estado estão no Recife (Hospital Correia Picanço, Hospital Barão de Lucena, Hospital Universitário Oswaldo Cruz), em Caruaru (Hospital Mestre Vitalino), em Petrolina (Hospital Dom Malan), em Garanhuns (Hospital Dom Moura), em Ouricuri (Hospital Fernando Bezerra), em Salgueiro (Hospital Inácio de Sá), em Serra Talhada (Hospital Professor Agamenon Magalhães) e em Arcoverde (Hospital Ruy de Barros Correia).  

"É preciso passar informações para as famílias para que fiquem atentas às condições de suas crianças. Temos notado, nesta última semana, uma maior procura pelas emergências por essa faixa etária pediátrica", destacou André Longo durante a coletiva de imprensa. O secretário frisou que a maioria dos casos em crianças de manifestações respiratórias não tem relação com a covid-19. "Há várias outras condições que acometem esse grupo, e covid-19 só tem sido encontrada em um quarto dos casos respiratórios agudos na pediatria. Existem outros vírus que circulam."

O secretário ainda acrescentou que está em contato com serviços de referência em pediatria para abrir novos leitos pediátricos e, dessa maneira, o Estado tenha reserva de vagas à medida em que se possa decidir pela retomada das atividades escolares. "Então, é importante ter uma taxa de ocupação que nos permita ter uma reserva para essa situação. Estamos trabalho na perspectiva de garantir segurança para a retomada das atividades das crianças", garantiu André Longo. 

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias