COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: taxa de ocupação de leitos pediátricos é maior do que a média geral em Pernambuco

Taxa de ocupação de leitos pediátricos para pacientes com quadro de síndrome respiratória aguda grave está em 61,5%, maior do que a geral, de 55%

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 24/08/2020 às 23:20 | Atualizado em 24/08/2020 às 23:23
SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM
Hospital Barão de Lucena continua com alta taxa de ocupação nos leitos pediátricos para suspeita e confirmação de covid-19 - FOTO: SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM

Referência no acompanhamento de crianças com suspeita e confirmação de covid-19 em Pernambuco, o Hospital Barão de Lucena (HBL), na Iputinga, Zona Oeste do Recife, continua com alta taxa de ocupação. Nesta segunda-feira (24), dois dias após publicação de reportagem neste JC sobre a situação de superlotação na ala pediátrica, a emergência pediátrica do HBL, que conta com 16 leitos, tinha 15 crianças com quadros respiratórios em observação. "Temos poucos hospitais referência na rede SUS para atendimento pediátrico aos pacientes de alta complexidade, principalmente os respiratórios. As redes municipais, em sua maioria, também não conseguem dar conta de suas próprias demandas, sobrecarregando a rede estadual que já está com dificuldades. Sabemos que muitas vezes a pediatria é preterida em prol de abrir mais leitos e vagas para os pacientes adultos, que normalmente demandam mais do sistema durante todo o ano. Mesmo assim, não há justificativas para que os pediatras que trabalham na rede SUS, ano após ano, sofram com dificuldades para decidir quais pacientes precisam mais de uma vaga", dizem pediatras em carta enviada a entidades governamentais, como Secretaria Estadual de Saúde (SES), e representativas dos médicos, a exemplo do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco.

Em nota, a SES garante que mantém permanentemente a busca ativa de leitos em toda a rede e em unidades conveniadas para encaminhamentos de seus pacientes, atendendo às especificidades de quadro clínico. "Em Pernambuco, a taxa média de ocupação de leitos pediátricos para pacientes com quadro de síndrome respiratória aguda grave está em 61,5%", diz, ao se referir a todos os tipos de vagas (90 ao todo): enfermaria, emergência e UTI. Questionada sobre o número absoluto de leitos de terapia intensiva, a SES não respondeu. A taxa de 61,5% informada pela SES é maior do que a média geral (55%) de ocupação dos leitos no Estado, incluindo enfermaria e UTI para quadros suspeitos e confirmados de covid-19. 

A SES acrescentou ainda que já iniciou o planejamento para ampliar a assistência a bebês e crianças com sintomas respiratórios na rede estadual. "Nas últimas semanas, houve a abertura de 10 vagas para pacientes neonatais no Imip, e há previsão de abertura de novos 10 leitos pediátricos de UTI no Hospital Universitário Oswaldo Cruz", destacou.

A situação intriga e preocupa num momento em que autoridades sanitárias do Estado reforçam a estabilidade da epidemia de covid-19 para justificar o fechamento de vagas de unidades de terapia intensiva (UTI) e enfermaria. O cenário levanta a necessidade de os governos estaduais e municipais repensarem a estratégia de reestruturação dos leitos, além de ampliarem vagas em unidades que têm operado no limite (ou além dele). 

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias