COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Fiscalização tímida não inibiu areias lotadas de gente em Pernambuco e descumprimento de normas sanitárias

Praias foram tomadas por cenas de aglomeração, o que pode levar a novo aumento de casos de covid-19. No Recife, houve registro de três notificações com multa (o valor não foi informado à reportagem) para barraqueiros, além de uma suspensão temporária da licença para ambulante

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 07/09/2020 às 21:43 | Atualizado em 07/09/2020 às 22:35
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
CONVIVÊNCIA Estágio avançado da reabertura das atividades proporciona ambientes com aglomerações, a exemplo das praias - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

O primeiro fim de semana após a volta do comércio de praia em Pernambuco coincidiu com um dos feriados mais esperados: o da Independência do Brasil, que historicamente no Estado dá a largada para a antecipação do verão, que oficialmente só começa em dezembro. Com dias de sol nos últimos três dias de folga, a areia foi tomada por cenas de aglomeração e descumprimento de medidas de proteção contra a covid-19 nas praias do Grande Recife e do Litoral Sul do Estado. E não houve fiscalização que inibisse o comportamento que contraria normas sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A Prefeitura do Recife (PCR) até tentou frear as atitudes inadequadas: realizou operação para conscientizar os barraqueiros e ambulantes sobre a importância de cumprir os protocolos. Mas não adiantou.

A maioria dos banhistas insistiu em ir na contramão das recomendações: poucos usaram máscaras e, em alguns locais das praias, mal se importaram em medir a distância mínima recomendada entre 1,5 metro entre as barracas. Além disso, houve barraqueiros e ambulantes que deixaram de lado o uso das máscaras e permitiram o descumprimento de regras sanitárias pelos clientes. A PCR informou, em nota, que diariamente cerca de 120 profissionais da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), da Guarda Civil Municipal do Recife, da Brigada Ambiental, da Vigilância Sanitária e Procon Recife percorreram os oito quilômetros da orla de Boa Viagem e do Pina para vistoriar se normas (distanciamento entre guarda-sois, ocupação máxima de 10 pessoas por grupo e o uso de máscara pelos vendedores) estavam sendo cumpridas. Segundo assessoria da PCR, até o fechamento desta edição, o balanço da fiscalização somava o registro de três notificações com multa (o valor não foi informado à reportagem) para barraqueiros, além de uma suspensão temporária da licença para ambulante.

Em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Litoral Sul do Estado, não houve trabalho de conscientização que inibisse aglomerações. Faixas de areia estavam lotadas de banhistas, e o comércio no Centro (lojas, restaurantes e supermercados) também estava cheio. Mais de 2,5 mil máscaras foram distribuídas entre os banhistas e comerciantes. Outra medida de prevenção, a limpeza das mãos, aconteceu com o uso de álcool 70°, colocados em borrifadores. Além disso, equipes da Secretaria de Controle Urbano fiscalizaram a manipulação de alimentos nas barracas de praia, bares e restaurantes, como também atuaram para garantir o respeito do distanciamento entre os guarda-sóis. Mas, ainda assim, o resultado foi de uma multidão na praia.

Esse cenário praiano no feriadão inquietou autoridades sanitárias, sanitaristas, epidemiologistas e parte da população que tem consciência de que o novo coronavírus ainda está entre nós. Em Boa Viagem, a comerciária Adriana Monteiro era uma das poucas banhistas a respeitar as normas e usar máscara na faixa de areia. "Eu já cheguei aqui olhando e encontrei quase ninguém com máscara. A gente traz as crianças para se divertirem, mas ficamos com muito medo, porque há quase ninguém se protegendo", afirma Adriana.

A médica epidemiologista Ana Brito, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, alerta que a consequência do comportamento adotado nas praias no feriadão será refletida nos próximos dias. "A expectativa é que, daqui a 5 dias, volte a aumentar o número de casos. De 10 a 14 dias, podem aparecer as formas moderadas e graves da covid-19. O vírus ainda circula", destaca Ana Brito. Na segunda-feira (7), Pernambuco confirmou 268 novos casos do novo coronavírus, totalizando 132.420 infecções, com 7.721 mortes desde o início da pandemia no Estado.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias