COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

"Vi imagens de eventos políticos que mais pareciam um Carnaval", diz secretário sobre aglomerações em Pernambuco

Declaração de André Longo, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17), chama a atenção para o relaxamento de medidas contra a covid-19 durante encontros políticos em cidades do interior

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 17/09/2020 às 20:11 | Atualizado em 17/09/2020 às 20:19
HÉLIA SCHEPPA/SEI
"Estamos todos muito esperançosos, após a aprovação de uso emergencial das vacinas da Sinovac/Butantan e da Astrazeneca/Fiocruz", diz André Longo - FOTO: HÉLIA SCHEPPA/SEI

Ao longo desta semana, foram realizadas convenções partidárias para as eleições municipais de novembro, e muitas das cenas a que assistimos nos fazem refletir se o comportamento adotado nesses encontros deixa de lado a prevenção contra o novo coronavírus. Sobre a forma como alguns eventos políticos, especialmente em cidades do interior, têm sido realizados, com relaxamento de medidas capazes de evitar a covid-19, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, fez críticas em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17), transmitida pela internet.

"É lamentável que cenas de aglomerações estejam se tornando cada vez mais frequentes. Recebi imagens de alguns eventos políticos, em cidades do interior, que mais pareciam um Carnaval. Isso é um total desrespeito à sociedade. São exemplos muito negativos que podem custar caro e fazer com que tenhamos que regredir no plano de convivência", destacou André Longo. O secretário reforçou que, mesmo neste momento de estabilização de casos da covid-19, a população não pode colocar tudo a perder. "Mas, para isso, precisamos de consciência. Precisamos de um pacto social no enfrentamento à covid-19, com cada um fazendo a sua parte e buscando ser exemplo de proteção para o próximo e toda a sociedade. A pandemia não acabou, e o momento ainda exige muita cautela", acrescentou.  

O secretário também falou sobre o sentimento de fadiga vivenciado por muitas pessoas, que não conseguem mais seguir com tanto afinco recomendações das autoridades sanitárias e chegam a colocar em risco conquistas adquiridas para combater a covid-19. "Entendemos que a adaptação a este novo momento não é fácil. Para falar a verdade, por vezes, é bastante difícil, e a população está por demais cansada; muitas vezes, até de nossas mensagens que passamos aqui (durante as coletivas de imprensa). Mas não dá para termos uma vida como antes. É preciso entender que o distanciamento social é uma nova regra, uma nova necessidade para podermos superar este momento que ainda é delicado", reforçou Longo. 

Balanço 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta quinta-feira (17), 757 novos casos da covid-19. Entre eles, 45 (6%) são casos graves e os outros 712 (94%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 139.325 casos confirmados, sendo 25.964 graves e 113.361 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Também foram confirmados, nesta quinta, 21 óbitos e, com isso, Pernambuco contabiliza 7.954 mortes pela doença.

Comentários

Últimas notícias