SAÚDE

Mesmo com alta de indicadores, Recife anuncia outubro com menor número de casos e mortes pela covid-19

Em comparação do último sábado (1º) com dados de 14 dias anteriores, houve um aumento de 39,6% nos casos gerais confirmados, e de 30,7% nas mortes

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 03/11/2020 às 11:58 | Atualizado em 03/11/2020 às 13:42
ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO
O ministério guardava 7,1 milhões de exames RT-PCR - o mais indicado para diagnosticar a doença - FOTO: ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO

Atualizada às 13h

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta terça-feira (3), que outubro foi o mês com menor total de casos e de mortes confirmados por covid-19 na cidade desde o início da pandemia. No entanto, com base nos dados da própria Secretaria de Saúde, é possível observar alta nos mesmos indicadores da capital pernambucana, em comparação do último sábado (1º) com dados de 14 dias anteriores, período usado para medir o comportamento da doença em um local. Nos casos gerais, houve um aumento de 39,6%, saindo de 356 na 42ª semana epidemiológica para a 497 na 44ª. Já nas mortes, a alta foi de 30,7%, com 13 óbitos na 42ª semana e 17 na 44ª.

O consolidamento dos 2.001 casos confirmados no Recife em outubro foi fornecido pelo prefeito Geraldo Júlio, que celebrou a diminuição ao comparar o número com o mês de maio, que teve 11 mil infectados. "Nós continuamos acompanhando os números da covid em nossa cidade, e agora, no mês de outubro, tivemos o registro do menor número de casos confirmados, com 2.001 casos. Quando, em maio, pior mês, tivemos mais de 11 mil casos confirmados, uma diferença muito significativa", disse.

Em relação aos óbitos, o gestor informa que o número total foi 3% do apresentado em maio. "Tivemos, também, o menor número de óbitos registrados por covid, que representa 3% do número de óbitos ocorridos no mês de maio. É muito importante que a prevenção continue. Estamos com 130 agentes fazendo sanitização, que já fizeram quase 120 mil visitas de sanitização. É muito importante que a população continue tomando todos os cuidados: a limpeza das mãos, o uso permanente do álcool e da máscara. É fundamental que todos utilizem a máscara para continuar controlando a covid em nossa cidade."

Por nota, a Prefeitura também comemorou a desmobilização de seis dos hospitais de campanha criados unicamente para atender pacientes do novo coronavírus, informando que, ao todo, já foram desativados 796 leitos municipais, restando 232 leitos em funcionamento, sendo 110 UTIs e 122 enfermarias. Neles, estão internados hoje 147 pacientes – 67 nas enfermarias e 80 deles nas UTIs.

Entretanto, reportagem do JC da colunista Cinthya Leite mostra que o número de pacientes internados também voltou a aumentar no único hospital de campanha municipal que permanece funcionando completamente: o Provisório Recife 1, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro, área central do Recife. Neste domingo (1º), segundo a Sesau, 76 pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19 permaneciam em vagas de terapia intensiva (UTI) na unidade. Há duas semanas (dia 18/10), o hospital estava com 45 pacientes em UTI. O aumento foi de 68,8%. Vale frisar que os leitos do Hospital Provisório Recife 1 também recebem moradores de outros municípios pernambucanos.

De acordo com a gestão municipal, os sete hospitais municipais e os leitos de covid abertos em outras duas unidades de saúde propiciaram quase 21 mil atendimentos e mais de 6.800 internações. Para dar conta da demanda, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife contratou mais de quatro mil profissionais e adquiriu mais de 10 mil equipamentos médico-hospitalares, além 3,5 milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Em anúncio, o prefeito ainda frisou a medida de sanitização de espaços públicos. "É muito importante que a prevenção continue, nós estamos com 130 agentes fazendo a sanitização e já fizeram quase 120 mil visitas. É muito importante que a população continue tomando também todos os cuidados, a limpeza das mãos, o uso do álcool e uso permanente da máscara. É fundamental que todos utilizem a máscara para continuar controlando a covid em nossa cidade", afirmou Geraldo Julio. Em nota, a gestão informou que, diariamente, mais de 130 profissionais da Vigilância Ambiental do Recife sanitizam cerca de 600 locais de grande fluxo de pessoas, e que foram empregados, até hoje, mais de 630 mil litros da solução desinfetante com ação viricida de alto nível, cujo efeito tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas.

Números em Pernambuco

Os indicadores do Estado, quando se comparam as semanas 42 e 44, também revelam aumento. Os casos gerais do novo coronavírus saíram de 2.925 para 3.673, representando um incremento de 25,5%. O número de pessoas que evoluiu para a forma grave da infecção saltou de 162 para 175 (8%); os óbitos, de 72 para 85 (18%). Desde a segunda quinzena de outubro, profissionais de saúde fazem alerta para aumento de casos no Recife. Naquele período, o governo de Pernambuco destacou que o Estado estava com os menores registros desde março e que não havia indicativos de incremento no número de casos da doença nas redes privada e pública.

Comentários

Últimas notícias