Pernambuco se aproxima da triste marca de 9 mil mortos e de 180 mil infectados pela covid-19
Nesta sexta-feira (27), o Estado confirmou mais 669 casos e 12 óbitos
Mais 669 novos casos da covid-19 foram confirmados em Pernambuco pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em informe desta sexta-feira (27). Desse número, 44 (6,5%) são quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 625 (93,5%). Com isso, o Estado totaliza 179.308 ocorrências confirmadas da doença - 27.927 graves e 151.381 leves.
Também foram foram registrados mais 12 óbitos pelo coronavírus, ocorridas entre os dias 03 de agosto e 26 de novembro. À beira de chegar a 9 mil mortes e após 260 dias de pandemia, o Estado soma 8.999 óbitos pela doença. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
A média móvel de casos está em tendência de alta pelo segundo dia consecutivo, com um aumento de 16% em relação a duas semanas atrás. Desde o dia 12 de novembro, o indicador só apresentou tendência a estabilidade uma vez, nessa terça-feira (24), ao marcar variação de 13%. Os demais dias foram de crescimento na média.
- Em mais um dia de longas filas, pedestres se queixam da quantidade de testes para covid-19 no Centro de Convenções
- Antigo aeroporto de Berlim será transformado em centro de vacinação contra covid-19
- É inaceitável que Bolsonaro não reconheça o erro de ter chamado a covid-19 de "gripezinha"
- Com pandemia da covid-19, Black Friday tem cenário diferente no comércio dos shoppings e Centro do Recife
- Bolsonaro nega que já tenha chamado covid-19 de "gripezinha"; veja vídeos que comprovam que ele já usou o termo
Calculada pela soma de registros da última semana divida por sete, a média móvel é considerada em tendência de alta ou de queda quando a variação em relação a 14 dias antes é maior que 15%, para baixo ou para cima. Do contrário, ela é tida como em tendência de estabilidade. Esta é considerada a forma mais segura de medir o avanço da pandemia.
Enquanto isso, a média móvel de mortes ficou em tendência de estabilidade, com uma leve alteração de 1% no comparativo com 14 dias atrás. São seis dias tendendo à queda ou estabilidade. Há dez dias o indicador apresenta tendência de queda ou estabilidade.
MÉDIA MÓVEL DE MORTES
Confira a seguir a média móvel de mortes por covid-19 em Pernambuco
MÉDIA MÓVEL DE CASOS
Confira a seguir a média móvel de casos detectados de covid-19 em Pernambuco