imunização

João Campos quer vacinar cerca de 600 mil pessoas do grupo de risco prioritariamente no Recife

O socialista disse ainda que a cidade, com o plano de contingência de gastos a ser anunciado em breve, terá recursos para comprar os imunizantes

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 06/01/2021 às 8:27 | Atualizado em 06/01/2021 às 9:46
Notícia
X

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), voltou a afirmar que a capital pernambucana poderá adquirir a vacina contra covid-19 por conta própria, se o Ministério da Saúde "não fizer a sua parte". O socialista disse ainda que a cidade, com o plano de contingência de gastos a ser anunciado em breve, terá recursos para comprar os imunizantes. Segundo o gestor, as vacinas adquiridas pelo município devem ser aplicadas prioritariamente em cerca de 600 mil recifenses, que fazem parte do grupo de risco. As declarações foram feitas durante entrevista à TV Globo, na manhã desta quarta-feira (6).

"Dentro do plano de contingência que estamos montando, haverá recursos para poder fazer a aquisição da vacina. Recife tem 1,6 milhão de habitantes, e quando fazemos o recorte dos grupos de risco, isso gira em torno de 600 mil pessoas. Então, esse é o grupo prioritário. Um volume de pessoas grande, comparado ao tamanho da cidade, mas quando levados em conta outros países e cidades do mundo, não é um número tão expressivo. Então, tem como, sim, fazer a aquisição e o Recife pode bancar isso", pontuou Campos.

Comitê de vacinação do Recife

João lembrou também que, antes mesmo de tomar posse como prefeito do Recife, criou o comitê municipal de vacinação contra a covid-19, que já se articula com especialistas, autoridades e laboratórios para colocar em prática o plano operacional de imunização contra a infecção pelo novo coronavírus na capital pernambucana. 

"Eu lancei um comitê da vacina ainda na transição [de governo]. Ele tem dois eixos. O primeiro é o diálogo com o governo federal, a partir do Plano Nacional de Imunização, porque cabe ao Ministério da Saúde a aquisição e distribuição das vacinas. Isso é o normal e certo. Mas não podemos apenas aguardar que isso aconteça, porque se o Ministério, simplesmente, desejar não fazer, eu darei início ao nosso plano próprio, que prevê toda logística, infraestrutura, aquisição dos insumos necessários. E o principal desses itens é a vacina", disse o prefeito. 

"Então, se o Ministério não fizer sua parte, não fizer a distribuição para as cidades brasileiras, o Recife vai comprar a vacina diretamente. O que não podemos aceitar é que o Recife fique sem vacina. Por isso estou trabalhando desde o início", emendou João. 

Balanço

O Recife confirmou, na terça-feira (5), 280 novos casos da covid-19, sendo 274 leves e 6 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag). Assim, a cidade totaliza a 51.897 casos confirmados da covid-19, o 42.147 casos leves da doença e 9.750 casos de srag. Desses últimos, 2.699 evoluíram para óbito. Foi confirmada, laboratorialmente, uma nova morte, de um homem de 76 anos, ocorrida em 4 de janeiro de 2021. Além disso, o boletim da Sesau aponta um total de 48.175 pacientes já recuperados da doença.

Tags

Autor