COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

"Preocupa termos hoje quase mil pacientes em UTI com sintomas de covid-19", diz secretário André Longo

André Longo também trouxe números para alertar sobre a alta virulência do novo coronavírus. "A cada três pacientes graves, ao menos um acaba não resistindo", disse

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 06/01/2021 às 19:35 | Atualizado em 06/01/2021 às 19:48
Notícia
X

O cenário de repique de casos da covid-19 em Pernambuco tem levado a uma pressão cada vez maior na rede hospitalar. Segundo o secretário Estadual de Saúde, André Longo, as solicitações por leitos de enfermaria tiveram um aumento de 12% na última semana, em comparação com a anterior. O número de pacientes em vagas de terapia intensiva (UTI) também se mantém elevado, mesmo com a reativação de leitos nos últimos dias. "Preocupa termos, neste momento, quase mil pacientes com suspeita e confirmação de covid-19 internados em leitos de UTI públicos e privados do Estado", disse Longo, em coletiva de imprensa transmitida pela internet nesta quarta-feira (6). 

O secretário também trouxe números para alertar sobre a alta virulência do novo coronavírus. "A cada três pacientes que desenvolvem quadros graves da doença, ao menos um acaba não resistindo. O vírus pode ser silencioso e inofensivo para uma determinada pessoa, mas para alguém próximo pode ter uma evolução fatal. Não vamos deixar que um verão de descuido e de irresponsabilidades interrompa a vida de pessoas que muitas vezes amamos nem que traga de volta os piores dias da pandemia", frisou Longo.  

De acordo com o secretário, a situação atual do Estado demonstra que a população precisa manter uma atenção redobrada com a doença, agindo de forma adequada, cumprindo os protocolos de higiene e seguindo os cuidados de distanciamento social. "O futuro, como sempre dizemos, está em nossas mãos,
porque a dureza dos próximos dias será proporcional às nossas atitudes e ao grau de
descumprimento das normas sanitárias. As aglomerações e os descuidos certamente cobrarão seu
preço, provocando aumento de casos graves, internamentos e óbitos", alertou.

DADOS 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta quarta-feira (6), 1.604 casos da covid-19. Entre eles, 72 (4,5%) são casos graves e 1.532 (95,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 226.940 casos confirmados da doença, sendo 29.599 graves e 197.341 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Dos 951 leitos de UTI da rede pública estadual para pacientes com sintomas de covid-19, 83% permanecem ocupados. Além disso, 67% das 892 vagas de enfermaria estão com pessoas que precisam de acompanhamento por suspeita ou confirmação da doença.

Tags

Autor