COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Sobe para 34 o número de possíveis casos de reinfecção pelo coronavírus em Pernambuco

O dado foi anunciado pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 07/01/2021 às 22:17 | Atualizado em 07/01/2021 às 22:43
Notícia
X

Sobe para 34 o número de casos de reinfecção pelo novo coronavírus em investigação em Pernambuco. O comunicado foi feito pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em pronuncimento pela internet na última quarta-feira. "Já foram notificados, ao Estado, 55 casos de possíveis reinfecções. Foram descartados 21 deles. Outros 24 estão em investigação pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco) e 10 foram encaminhados para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará", informou Longo. Ele lembrou que todo o trabalho de análise final dos casos é concentrado no Ministério da Saúde, que faz os comunicados oficiais sobre a reinfecção.

O Brasil tem dois casos confirmados, em dezembro do ano passado, de segundo episódio de infecção pelo novo coronavírus. O primeiro foi de uma profissional da área da saúde, de 37 anos, que mora em Natal (RN). Ela teve a doença em junho, ficou recuperada e teve resultado positivo novamente em outubro (116 dias depois do primeiro diagnóstico). As análises realizadas permitiram confirmar a reinfecção pelo novo coronavírus, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas.

O segundo caso de reinfecção confirmado, no País, foi de uma paciente de 41 anos, residente no município de Fernandópolis, no Estado de São Paulo. A paciente teve o primeiro resultado da doença no mês de junho e superou a covid-19. Em novembro, teve novo resultado positivo para o novo coronavírus - 145 dias depois do primeiro episódio.

Os dois casos confirmados de reinfecção da covid-19 foram investigados conforme os critérios estabelecidos por nota técnica: dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o novo coronavírus, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção.

Além do IEC, o Ministério da Saúde conta com mais dois laboratórios de referência para vírus respiratórios no Brasil: o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro. Todos atuam nas investigações de casos suspeitos de reinfecção, conforme demanda da vigilância epidemiológica, e informam as confirmações ao Ministério da Saúde.

Especialistas e autoridades sanitárias alertam que os casos confirmados de reinfecção no Brasil só reforçam a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, da higienização constante das mãos, do uso de álcool em gel e da manutenção do distanciamento social adequado.

Tags

Autor