COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Pernambuco orienta sobre investigação de possíveis casos da variante inglesa do novo coronavírus

Secretaria de Saúde de Pernambuco enviará nota informativa para os centros de testagem, os municípios e as unidades de saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 06/01/2021 às 21:01 | Atualizado em 06/01/2021 às 21:04
Notícia
X

Dois dias após o Governo de São Paulo confirmar os dois primeiros casos no Brasil da variante inglesa do novo coronavírus, o Ministério da Saúde envia nota técnica aos Estados para que fiquem em alerta para possíveis casos de infecções da linhagem B117 do vírus, que já foi registrada em pelo menos outros 17 países. Ela tem mutações que afetam a maneira como o vírus se fixa nas células humanas e é 56% mais transmissível. "Recebemos hoje (quarta-feira, dia 6) uma nota técnica do Ministério da Saúde orientando sobre a investigação de possíveis casos suspeitos dessa nova variante. Serão suspeitos os pacientes que tiverem RT-PCR positivo e tenha passado pelo Reino Unido", disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

As amostras deverão seguir, segundo o gestor, para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, para que seja realizado sequenciamento genético e, dessa maneira, fazer a determinação do tipo viral e tentar caracterizar se essa variante está presente nos Estados.

"A gente soube que foi identificada a variante em São Paulo, a partir de dois casos. A maior parte das pessoas que vem do Reino Unido dá entrada, no Brasil, pelo eixo Rio-São Paulo. Não temos voo direto, mas precisamos ficar atentos", informou Longo.

Ele acrescentou que a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) enviará nota informativa para os centros de testagem, os municípios e as unidades de saúde. Isso será feito para que seja rotina perguntar se a pessoa passou recentemente pelo Reino Unido. Assim, será um marcador para que aquela amostra seja levada a estudo para sequenciamento genetico no IEC", complementou André Longo.

Em São Paulo 

A variante do novo coronavírus, detectada inicialmente no Reino Unido, está no Brasil. A confirmação foi feita na tarde da segunda-feira (4), pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, após análise de amostras no Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz.

Dois casos foram confirmados em São Paulo: uma mulher de 25 anos, residente em São Paulo, que se infectou após contato com viajantes que passaram pelo território britânico. No dia 20 de dezembro, ela começou a apresentar dores de cabeça e garganta, tosse, mal-estar e perda de paladar. O outro é um homem de 34 anos. Ambos os casos são da linhagem B117.

Na quinta-feira (31), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo foi notificado pelo laboratório de medicina diagnóstica Dasa da suspeita de dois casos de uma variante do novo coronavírus em São Paulo. A confirmação foi feita por meio de sequenciamento genético, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Após a confirmação do laboratório Dasa sobre essa suspeita, as amostras foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, que deu início ao trabalho de análise e sequenciamento genético.


Tags

Autor