COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Vacinação contra covid-19 em Pernambuco dará prioridade a 2,8 milhões de pessoas do grupo de risco

Estratégia de Pernambuco seguirá o mesmo plano e calendário de vacinação do Ministério da Saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 07/01/2021 às 22:05 | Atualizado em 07/01/2021 às 22:41
Notícia
X

Em meio à esperança trazida pela eficácia de 78% da CoronaVac para os casos leves da infecção pelo novo coronavírus, anunciada nesta quinta-feira (7) pelo governo de São Paulo, Pernambuco apresentou a versão preliminar do plano de operacionalização da campanha de vacinação contra a covid-19, que prevê imunizar mais de 2,8 milhões de pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença. Elas estão distribuídas em quatro segmentos distintos. Nesta quinta, em reunião com o comitê técnico estadual para acompanhamento da vacinação, a superintendente de Imunizações da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, frisou que o trabalho do Estado seguirá o mesmo plano e calendário de vacinação do Ministério da Saúde.

"Estamos organizando toda a logística de entrega e distribuição dos insumos, além de orientar municípios sobre o uso de estratégia diferenciada para cada grupo prioritário. Para trabalhadores da Saúde e da Educação, por exemplo, sugerimos que a vacina seja feita in loco (nos locais de trabalho desses profissionais)", disse Ana Catarina. Já para idosos, ela destacou que a imunização poderá ser feita casa a casa ou no modelo drive-thru, de forma que seja facilitada a aplicação das doses para esse público, com garantia da vacinação tanto para a primeira como a segunda dose.

Fazem parte da primeira fase da campanha de vacinação contra a covid-19 em Pernambuco, segundo Ana Catarina, os trabalhadores da Saúde que estão na linha de assistência e trabalham na vigilância, a população idosa a partir dos 75 anos, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e os índios aldeados nas 11 etnias do Estado.

>> Vacina Coronavac apresenta 78% de eficácia no Brasil, diz governo de São Paulo

>> Sobe para 34 o número de possíveis casos de reinfecção pelo coronavírus em Pernambuco

>> Em live com Bolsonaro, Pazuello diz que não há risco de faltar seringa para vacinação contra covid-19

"Na segunda etapa, entram pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades e, em breve, detalharemos quais são elas. É muito importante, no momento em que a campanha for iniciada, que essas pessoas levem a prescrição médica indicando que tem alguma uma comorbidade", orientou Ana Catarina.

Já o quarto grupo a se vacinar é composto pelas forças de segurança do Estado, trabalhadores da Educação, caminhoneiros, profissionais do transporte aéreo, pessoas que trabalham no Porto de Suape e no Porto do Recife. "Vamos também vacinar os quilombolas e os trabalhadores do transporte coletivo (ônibus e metrô)."

Durante a reunião do comitê técnico, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, lembrou que cabe aos Estados se prepararem para conduzir esse processo de vacinação. "Estamos apresentando uma versão preliminar do nosso plano, que está sendo submetida ao comitê para aprimoramento e discussão", afirmou. Todos os membros do comitê estadual terão até a próxima semana para dar considerações e finalizar o plano. O documento traz sugestões para que gestores municipais otimizem o uso da vacina, evitando perdas. Os gestores municipais também podem pensar em centros de vacinação contra a covid-19.

Tags

Autor