NOVOS PROTOCOLOS

Covid-19: veja o que pode e o que não pode em festas de casamentos, batizados e formaturas em Pernambuco

O Governo de Pernambuco atualizou as regras para a realização desses eventos nesta sexta-feira (8)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 08/01/2021 às 8:32 | Atualizado em 08/01/2021 às 19:20
Notícia
X

O Governo de Pernambuco atualizou as regras para a realização de eventos sociais de celebração única, como festas de casamentos, batizados e formaturas, em todo o Estado para tentar diminuir o índice de contaminação pelo novo coronavírus. As normas constam em uma portaria conjunta das Secretarias Estadual de Saúde (SES-PE) e de Desenvolvimento Econômico, publicada nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial de Pernambuco.

Com as novas regras específicas para eventos com até 150 pessoas, aniversários, por exemplo, não poderão ser celebrados, por não serem considerados pelo governo "eventos únicos", já que ocorrem anualmente.

As celebrações liberadas devem ser realizadas em ambientes preparados para recebê-los, como casas de recepção e teatros, desde que esses com autorização prévia da prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Nesses locais, deve ser respeitado o limite máximo de 150 pessoas por evento ou 30% da capacidade total do espaço, valendo o que garantir o menor público. Além disso, está vedada a utilização de espaços públicos para a realização de festas de casamentos, batizados, formaturas e similares.

O uso de máscara também é obrigatório, exceto no momento de consumo de bebidas e alimentos, sendo proibida a circulação de pessoas pelos ambientes sem o equipamento de proteção. Artistas que estejam se apresentando nestes eventos também poderão deixar de fazer a utilização da máscara no momento de sua apresentação.

Em caso de haver mesas, deve-se respeitar um limite máximo de 10 pessoas por mesa, garantindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre clientes de mesas diferentes. Se não houver cadeiras entre as mesas, a distância deve ser medida a partir da borda delas. Caso contrário, deve-se adicionar mais 0,5 metro.

Limitação de público

Nesta sexta, também foi publicado no Diário Oficial um decreto do governador Paulo Câmara que limita, em todo o Estado, a capacidade do setor de eventos para no máximo 150 pessoas. Também foi prorrogada a proibição de shows e festas. Estão vetadas festas de qualquer tipo, em restaurantes, barracas de praia, hotéis ou outros estabelecimentos, com ou sem venda de ingressos.

A medida tem como objetivo frear a disseminação do novo coronavírus, que já infectou 228.451 pessoas em Pernambuco e ceifou a vida de outras 9.763. Na quinta-feira (7), a SES-PE havia confirmado mais 1.511 casos de covid-19. Destes, 68 (4,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.443 (95,5%) são leves. Além disso, o Estado também confirmou 32 mortes em decorrência do vírus nas últimas 24 horas. O maior número desde 24 de dezembro de 2020.

Tags

Autor