Boletim

No dia de anúncio da vacina, Pernambuco ultrapassa 10 mil mortes por covid-19

Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, garantiu que o estado está pronto para iniciar a vacinação. O estado têm estoque de 3,9 milhões de seringas, que já foram distribuídas para os municípios

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 17/01/2021 às 18:42 | Atualizado em 17/01/2021 às 18:44
Notícia
X

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou neste domingo (17) 482 novos casos da covid-19 e mais 27 óbitos causados pela doença. Com isso, o estado totaliza 241.087 casos confirmados e 10.020 mortes desde o início da pandemia. O estado ultrapassa a marca de 10 mil óbitos no dia em que a Agência Naconal de Vigilância Sanitária neste domingo (17) autorizou o uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford. 

>> Vacina contra covid-19: "Pernambuco já está pronto para iniciar a imunização", diz secretário de Saúde

>> Pernambuco afirma ter estoque suficiente de seringas para iniciar vacinação contra covid-19

O boletim da SES-PE traz uma declaração do secretário estadual de Saúde, André Longo, em que comemora a autorização das vacinas. "Em Pernambuco, desde o início da pandemia da Covid-19, sempre nos guiamos pela ciência e, hoje, estamos todos muito esperançosos, após a aprovação de uso emergencial das vacinas da Sinovac/Butantan e da Astrazeneca/Fiocruz. Os imunizantes cumpriram todas as etapas que asseguram a efetividade e segurança e foram avaliadas de forma estritamente técnica pela Anvisa", afirmou o secretário. 

Longo garantiu que o estado está pronto para iniciar o processo de vacinação. "Na semana passada, todas as cidades pernambucanas já receberam as agulhas e seringas para as duas primeiras fases da campanha. Agora, aguardamos a definição de cronograma e operacionalização de envio das doses para o Estado. Além disso, já nesta segunda-feira (18), iremos pactuar com os municípios pernambucanos os detalhes finais para o início da vacinação no Estado", disse. 

De acordo com comunicado divulgado na última quarta-feira (13), o governo de Pernambuco dispõe de 3,9 milhões de unidades em estoque. Novas compras já foram realizadas e a previsão é de que o estado recebe mais 2,8 milhões de seringas até o fim de janeiro e outras 7,5 milhões até o final do mês de fevereiro. Com todas as unidades entregues, serão 14,2 milhões de unidades disponíveis para a primeira fase da vacinação no estado. 

Vacina

Em coletiva de imprensa após o anúncio da Anvisa, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a distribuição das vacinas para os estados será iniciada nesta segunda-feira (18) a partir das 7h. Ele também afirmou que a previsão é de que a vacinação em todo o território nacional comece na próxima quarta-feira (17). 

O governador Paulo Câmara (PSB) cobrou do Ministério da Saúde, por meio das redes sociais - um cronograma para o início da imunização nos estados brasileiros. Ainda não foi informada a quantidade de doses que serão encaminhadas para Pernambuco. 

"As vacinas da Astrazeneca/Oxford e da Sinovac/Butantan cumpriram todas as etapas e foram aprovadas para uso emergencial pela Anvisa. Os estados estão prontos, o Governo Federal precisa divulgar o cronograma e iniciar a vacinação já", afirmou o governador no Twitter.

Tags

Autor