COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: com 85% das UTIs ocupadas, Pernambuco tem taxa de enfermaria perto da marca de 80%

Desde o dia 20, a taxa dos leitos de enfermaria tem permanecido maior do que 70%, o que precisa ser considerado, pelas autoridades sanitárias, como um marcador importante da transmissão do vírus e da evolução dos casos nos últimos dias

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 24/01/2021 às 19:54
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Para atuação no combate à pandemia, Pernambuco nomeou 3.261 profissionais aprovados em concurso público e outros 6.669 aprovados por meio de seleções simplificadas - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

Neste domingo (24), Pernambuco confirmou mais 537 casos da covid-19. Entre eles, 56 (10%) são graves e 481 leves. Agora, Pernambuco totaliza 250.702 casos confirmados da doença, sendo 30.686 graves e 220.016 leves. O boletim epidemiológico do dia também traz taxas de ocupação dos leitos em zona de criticidade. Dos 980 leitos públicos de terapia intensiva (UTI) da gestão estadual, voltados a pacientes com sintomas de covid-19, 85% estão ocupados. Além disso, as 899 vagas de enfermaria chegaram a um índice de ocupação de 78%. Desde o dia 20 deste mês, a taxa desses leitos tem permanecido maior do que 70%, o que precisa ser considerado, pelas autoridades sanitárias, como um marcador importante da transmissão do vírus e da evolução dos casos acometidos pelo coronavírus nos últimos dias. 

Considerando todos os 1.879 leitos públicos da gestão estadual (soma das vagas de UTI com as de enfermaria voltadas à covid-19), a taxa de ocupação média é de 81%. Ou seja, para todo o Estado, que passa por um repique de casos e por um cenário de alerta em relação à adoção de medidas restritivas, somente há disponíveis pouco mais de 345 leitos (UTI e enfermaria) destinados a pacientes com sintomas da infecção pelo novo coronavírus. 

Vacinação

Com a chegada em Pernambuco das primeiras doses da vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, desenvolvida em parceria com a Fiocruz e produzidas pelo Instituto Serum, a expectativa é que mais grupos prioritários comecem a receber a dose inicial da vacina contra a covid-19. O lote chegou na madrugada deste domingo, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, em voo operado pela companhia aérea Gol, que saiu do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

"Esta nova remessa de vacinas nos dá a possibilidade de ampliar e acelerar o processo de imunização em Pernambuco. Iremos pactuar com o Comitê Técnico Estadual e com a representação dos municípios a estratégia para utilização destas novas doses", explicou o secretário Estadual de Saúde, André Longo. Ele ressaltou que a vacinação segue normalmente no Estado. “Os municípios e as unidades estaduais continuam o processo de vacinação normalmente, já que ainda possuem doses da vacina CoronaVac”, afirmou.

As 270 mil doses da CoronaVac, desenvolvidas em parceria com o Instituto Butantan, chegaram ao Estado na última segunda-feira (18) e foram disponibilizadas em 18 horas a todos os 184 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. As gestões municipais receberam de forma equânime quantitativo suficiente para as duas doses da vacina, que, no caso da CoronaVac, devem ser administradas em um período de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda.

O Ministério da Saúde estabeleceu que a prioridade dessa remessa da CoronaVac deveria ser os idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência assistidos em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e trabalhadores da saúde envolvidos no atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Óbitos 

Neste domingo (24), também foram confirmados laboratorialmente 16 novos óbitos, registrados entre os dias 11 de janeiro e 23 de janeiro. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios do Cabo de Santo Agostinho (2), Custódia (1), Garanhuns (2), Ibimirim (1), Jaboatão dos Guararapes (2), Petrolândia (1), Recife (5), Santa Cruz da Baixa Verde (1) e Tacaratu (1). Com isso, o Estado totaliza 10.193 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 37 e 84 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (1), 50 a 59 (2), 60 a 69 (3), 70 a 79 (5) e 80 ou mais (5). Do total, 13 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (8), diabetes (4), hipertensão (2), obesidade (2), tabagismo (2), Alzheimer (1), AVC (1), doença renal (1), doença respiratória (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um paciente não tinha comorbidades e os demais estão em investigação.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 25.149 casos foram confirmados e 44.961 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. 

RODOLFO LOEPERT/PCR
Estado decidiu transformar 712 leitos de covid-19 em espaços para atender outros tipos de situações médicas - FOTO:RODOLFO LOEPERT/PCR
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
Enquanto o número de casos e de mortes vem caindo em várias partes do mundo, aqui só tem subido - FOTO:ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

Comentários

Últimas notícias