IMUNIZAÇÃO

Recife tem quase três mil vacinados no primeiro dia da imunização de idosos acima de 85 anos

Esta quarta-feira (27) foi de emoção para milhares de pessoas que se vacinaram. Mas Estado continua alerta para aumento de infectados

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 28/01/2021 às 0:19 | Atualizado em 28/01/2021 às 0:32
Notícia
X

Os primeiros dias de vacinação contra a covid-19 em Pernambuco têm trazido emoção e esperança. Com 16.520 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde, o Recife, só nesta quarta-feira (27), chegou a vacinar quase três mil pessoas. No Estado, mais de 63 mil já foram imunizados.

>> Em dúvida sobre como agendar vacinação contra covid-19 no Recife? Confira o passo a passo

>> Saiba onde vacinar idosos com mais de 85 anos contra covid-19 em cidades do Grande Recife

>> A vacina contra a covid-19 é segura? Especialista responde as dúvidas mais frequentes sobre a vacinação no Brasil

"Alcançamos um resultado importante: recorde no número de imunizados em um só dia", destacou o prefeito do Recife, João Campos. Ao longo dia, foram vacinadas 2.893 pessoas nas 65 salas de vacina dos nove centros de vacinação, além dos três pontos de drive-thru. Com isso, desde o início da campanha, o município totaliza 14.236 imunizados.

A imunização no Recife tem acontecido de forma tranquila, graças ao canal criado pela prefeitura para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local da vacinação. O cadastro deve ser feito no site www.minhavacina.recife.pe.gov.br ou no app Conecta Recife. As pessoas a partir dos 85 anos que são acamadas podem receber a aplicação da vacina na própria residência. Para isso, é necessário marcar essa opção no cadastro.

>> Guia da vacinação contra a covid-19: tire as suas dúvidas

>> Após receber mais de 8 mil novas doses, Jaboatão inicia vacinação contra a covid-19 em idosos

Jaboatão dos Guararapes também oferece a possibilidade de agendamento online, através do aplicativo De olho na consulta, na aba criada exclusivamente para o serviço. O processo também pode ser realizado no portal www.deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

Também ontem a Secretaria de Saúde de Olinda iniciou o processo de agendamento eletrônico para a vacinação, destinado aos idosos a partir de 85 anos. É necessário acessar o site agendavacina.olinda.pe.gov.br. Após a marcação, o cidadão pode receber a vacina no Shopping Patteo (em pontos localizados em área interna ou em drive-thru).

DAY SANTOS/JC IMAGEM
A vacinação em idosos a partir de 85 anos foi autorizada e se iniciou nesta quarta-feira (27) - DAY SANTOS/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Prefeitura dá início da vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 85 anos na cidade do Recife. - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Há pontos de drive-thru e pontos fixos - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Idosos com mais de 85 anos residentes no Recife podem se vacinar contra a covid-19 a partir desta quarta-feira (27). - DAY SANTOS/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O Recife recebeu 16.520 doses da vacina Oxford/Astrazeneca - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O Recife recebeu 16.520 doses da vacina Oxford/Astrazeneca - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
É necessário fazer um agendamento - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

ALERTA

Apesar do avanço da vacinação nos próximos dias, o impacto na redução do número de novos casos e mortes ainda deve demorar a aparecer. O Estado passa por um cenário pandêmico que continua a preocupar autoridades de saúde e especialistas. Os indicadores permanecem a sinalizar que há aceleração da covid-19, o que exige a continuidade no uso de máscaras, no distanciamento social e na higiene frequente das mãos.

Só nas últimas 48 horas, Pernambuco confirmou 4.192 casos e 51 mortes pela infecção. Além disso, as taxas de ocupação nas unidades de terapia intensiva, voltadas para pacientes com sintomas da doença, permanecem em zona de criticidade ao longo dos últimos dias, sem sair da casa dos 80%.

Em entrevista à coluna Saúde e Bem-Estar, deste JC, no último domingo (24), a epidemiologista Ana Brito, da Fiocruz Pernambuco, já havia alertado que atualmente vivenciamos o pior momento da pandemia. "Assistimos a este aumento de casos nas últimas semanas. E espero não ter razão, mas, dentro de duas semanas, teremos quadros de colapso da nossa rede de assistência terciária (hospitais), porque os casos graves começarão a pressionar o uso de leitos de retaguarda."

Com os números de ontem (2.068 confirmações da covid-19), Pernambuco alcançou a maior média móvel de casos desde o início da pandemia. Ao considerarmos os dados dos últimos sete dias, o Estado tem confirmado cerca de 1.524 casos diariamente. Com isso, observamos uma tendência de alta nos registros, com aumento de 19%.

Tags

Autor