SAÚDE

Idosos com mais de 85 anos começam a ser vacinados contra covid-19 no Recife; é preciso fazer agendamento

Para receber o imunizante, é preciso fazer um agendamento pelo site Minha Vacina ou pelo aplicativo da prefeitura

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 27/01/2021 às 8:33 | Atualizado em 27/01/2021 às 11:49
Notícia
X

Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal

A campanha de vacinação contra a covid-19 para idosos com mais de 85 anos começou oficialmente nesta quarta-feira (27) no Recife. Nessa terça (26), ocorreu um ato simbólico no Compaz Escritor Ariano Suassuna, localizado no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife, onde dez pessoas foram imunizadas. Para este público-alvo, na cidade, são usadas 16.520 das 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford que chegaram ao Estado no último domingo (24).

A reportagem esteve no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Lá, os preparativos já eram feitos por volta das 7h da manhã. No entanto, o primeiro vacinado, um idoso de 88 anos, precisou esperar 40 minutos no portão para receber a dose. Segundo ele, o agendamento estava marcado para as 7h20, mas ele só foi vacinado às 8h.

» Saiba onde vacinar idosos com mais de 85 anos contra covid-19 em cidades do Grande Recife

» A vacina contra a covid-19 é segura? Especialista responde as dúvidas mais frequentes sobre a vacinação no Brasil

» Guia da vacinação contra a covid-19: tire as suas dúvidas

» Saiba como denunciar ao Ministério Público desvio de vacinas contra covid-19

Para receber o imunizante, é preciso fazer um agendamento pelo site Minha Vacina (clique para ser direcionado) ou pelo aplicativo da Prefeitura. No cadastro, o cidadão terá que enviar comprovante de residência e um documento de identificação, além de preencher um formulário. A partir disso, poderá escolher o local, a dia e o horário para ser vacinado. O cadastro é uma forma de evitar aglomeração nos pontos.

"É importante que toda a população tenha essa consciência, para que a gente evite filas, aglomerações e, principalmente, para que a gente não coloque o idoso muito tempo fora de casa, com o maior risco de contaminação. Então esse é o grande objetivo desse cadastro e desse agendamento", disse a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Na capital pernambucana, foram disponibilizadas 65 salas distribuídas em nove centros da cidade. Estes são: Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

DAY SANTOS
Preparação no Compaz Governador Miguel Arraes, na Caxangá, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 - DAY SANTOS
DAY SANTOS
Preparação no Compaz Governador Miguel Arraes, na Caxangá, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 - DAY SANTOS
DAY SANTOS
Preparação no Compaz Governador Miguel Arraes, na Caxangá, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 - DAY SANTOS
DAY SANTOS
Preparação no Compaz Governador Miguel Arraes, na Caxangá, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 - DAY SANTOS
DAY SANTOS
Preparação no Compaz Governador Miguel Arraes, na Caxangá, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 - DAY SANTOS
DAY SANTOS
Preparação no Compaz Governador Miguel Arraes, na Caxangá, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 - DAY SANTOS
DAY SANTOS
Para receber a vacina, é precisa fazer um agendamento pelo site Minha Vacina (clique para ser direcionado) ou pelo aplicativo da Prefeitura - DAY SANTOS
DAY SANTOS
Preparação no Compaz Governador Miguel Arraes, na Caxangá, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 - DAY SANTOS

Além dos pontos fixos, a campanha também acontece no formato drive-thru em três locais: no Parque da Macaxeira, no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife; no Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul; e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste. Nestes locais, o idoso vai receber a dose dentro do carro, sem precisar ter contato com outras pessoas.

"Com a chegada da vacina de Oxford, nós pudemos avançar no plano Recife Vacina para o segundo módulo. Nesse, nós ampliamos abrindo nove centros de vacinação e três drive-thru. Dessa forma, nós pudemos espalhar pela cidade diversos pontos para que as pessoas tivessem ter um acesso mais facilitado. O grupo prioritário para esse lote de vacinas é o público de 85 anos ou mais", afirmou Luciana.

Vacinação em Pernambuco

A vacinação para idosos com mais de 85 anos começa nesta quarta-feira (27) em todo o Estado. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que todos os municípios já têm condições de começar a vacinar o grupo com as doses da AstraZeneca/Oxford. Já as 38.400 novas doses da CoronaVac que chegaram ao Recife na tarde da segunda-feira (25) darão continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde.

A vacinação em Pernambuco começou no dia 18 de janeiro. Até agora, chegaram ao Estado cerca de 390 mil doses. Neste primeiro momento, o Ministério da Saúde definiu como grupo prioritário os trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência; pessoas de 60 a 74 anos; e pessoas com certas comorbidades.

Jaboatão dos Guararapes

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta quarta-feira (27), o agendamento on-line para vacinação contra a Covid-19, através do aplicativo De Olho na Consulta, na aba criada exclusivamente para o serviço. Para ter acesso, deve-se baixar o aplicativo nos smartphones que utilizam o sistema Android e preencher os dados pessoais (quem já tem o aplicativo deve atualizá-lo). O agendamento também pode ser realizado em qualquer computador, acessando o portal www.deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. A vacinação em Jaboatão seguirá a programação das quatro fases estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Há uma estimativa de que 5.500 jaboatonenses se enquadrem nessa faixa etária e todos receberão a vacina na própria residência. Equipes itinerantes da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram a imunização dos idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Ipojuca

A Prefeitura do Ipojuca também inicia, nesta quarta (27), a vacinação dos idosos com mais de 85 anos. Segundo a gestão, apenas 460 doses desta vacina chegaram nesta terça-feira (26) na cidade, o que seria suficiente para começar a imunização. Seguindo o planejamento definido pelo município, os idosos que já são acompanhados pelas equipes da saúde da família serão vacinados pelos profissionais de saúde que irão em sua residência.

Já os idosos acima de 85 anos que moram em áreas descobertas de equipes de saúde da família, deverão entrar em contato com teleatendimento disponibilizado pela Secretaria de Saúde para agendar a vacinação em casa. É importante que o idoso esteja com o cartão SUS no momento da ligação. O número do Tele Vacina Ipojuca é o (81) 99113-5066 que funcionará de segunda a sexta, das 8h às 16h, começando a partir desta quarta.

Ordem de prioridade para vacinação

De acordo com o Ministério da Saúde

  • Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);
  • Pessoas de 60 a 74 anos;
  • Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Tags

Autor