COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: Pernambuco vacina mais da metade dos idosos a partir de 85 anos

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, já foram imunizados 56,3% dos idosos dessa faixa etária que moram no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 03/02/2021 às 19:06 | Atualizado em 03/02/2021 às 19:18
Notícia
X

Mais da metade dos idosos a partir dos 85 anos, em Pernambuco, recebeu a primeira dose de vacina contra a covid-19. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que divulga diariamente o balanço da imunização contra a doença. As pessoas dessa faixa etária começaram a ser vacinadas, em Pernambuco, no último dia 26 de janeiro, com a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde. Desde o início da campanha, 148.632 pessoas que fazem parte do público prioritário da primeira fase da mobilização em Pernambuco já receberam a dose inicial contra o novo coronavírus. Entre esse total, estão 42.332 idosos a partir de 85 anos, o que corresponde a 56,3% das 75.159 pessoas dessa faixa etária que moram no Estado.

Entre os idosos com mais de 85 anos que se vacinaram, está a atleta Cordelita Monteiro, de 91 anos. “Eu estou muito feliz porque estava muito ansiosa. São 10 meses que eu estou parada, sem fazer movimento nenhum e agora, graças a Deus, chegou essa vacina para nos tirar do sufoco. Eu sou nadadora master, comecei a nadar aos 70 anos e tenho 20 anos de competições. Quero voltar a fazer o que mais gosto”, disse Cordelita, no último dia 28, quando recebeu a primeira dose do imunizante no Geraldão, onde funciona um dos três drive-thru de vacinação contra a doença no Recife. O neto dela, Marcelo Botelho, 38 anos, também celebrou o fato de a avó ter recebido a primeira dose: "Eu estou muito feliz em poder trazê-la aqui. Dá mais tranquilidade, e ela vai poder fazer as coisas de que ela gosta, como nadar e futuramente sair para dançar. Estávamos preocupados porque a vacina estava demorando", relatou.

Além disso, outros 4.522 idosos que vivem em instituições de longa permanência também já foram imunizados. Isso corresponde a 183,6% desse público em Pernambuco. O número é maior do que o estimado inicialmente, pelo Ministério da Saúde, para esse grupo prioritário. A SES explica que o cálculo é feito com base em campanhas de imunização anteriores e, com o passar dos anos, o número pode sofrer alterações. 

Ainda durante esta primeira fase da vacinação contra a covid-19, Pernambuco já aplicou a primeira dose de vacinas em 80.646 foram trabalhadores da saúde (21.328 deles atuam nos hospitais do Governo de Pernambuco), em 20.886 indígenas aldeados e em 246 pessoas com deficiência institucionalizadas.

Tags

Autor