ESTUDOS

Covid-Expres: UFPE fará teste de covid-19 que detecta vírus e anticorpos pela saliva

Batizado de Covid-Expres, o exame está sendo desenvolvido com outras 12 universidades brasileiras em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Universidade Federal de Uberlândia e a empresa ImunoScan/Biogenetics

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/03/2021 às 23:31 | Atualizado em 01/03/2021 às 23:53
Notícia
X

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está realizando testes para validar um teste rápido que detecta o novo coronavírus e os anticorpos pela saliva. Outras 12 universidades brasileiras também analisam a eficácia do exame, desenvolvido em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a empresa ImunoScan/Biogenetics, e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

>> Veja novos endereços para teste de covid-19 no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife

>> Anvisa e Biotech discutem autorização para testes da Covaxin no Brasil

>> MPF pede na Justiça que teste de covid-19 passe a ser exigido em voos nacionais

Batizado de Covid-Expres, o teste utiliza um laser de luz infravermelha e inteligência artificial para analisar a saliva e detectar a presença do vírus Sars-CoV-2 e de anticorpos. O Covid-Express não requer o uso de insumos como swabs (espécie de cotonete que se coloca no nariz no RT-PCR) e reagentes, detecta a presença do vírus e também dos anticorpos (podendo substituir o RT-PCR e o teste sorológico, quando validado), tem baixo custo, além de reduzir o risco de contaminação de profissionais de saúde e permitir a farmacovigilância após a vacinação, indicando a ausência ou a presença de proteção vacinal.

"O teste de Covid pela saliva é simples e não-invasivo. A pequena amostra de saliva é coletada pelo próprio paciente, e o resultado fica pronto em dois minutos. Fora a vantagem de detectar o vírus e os anticorpos ao mesmo tempo", explicou a professora Maira Galdino da Rocha Pitta, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG), responsável pelos testes na UFPE.

DIVULGAÇÃO
Na UFPE, a análise de eficácia está sendo feita pelo Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG) - DIVULGAÇÃO

O teste pode ser feito em qualquer pessoa, independente do período de aparecimento ou não de sintomas da covid-19.

>> Covid-19: conheça plataforma online para acompanhar resultados de exames feitos na rede pública de Pernambuco

>> Saiba quais serviços poderão funcionar em Pernambuco no período de restrição por causa da covid-19

Em breve, o Núcleo iniciará os testes com amostras vindas dos municípios pernambucanos que participam do convênio entre UFPE e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). De acordo com Maira Rocha Pitta, os kits de coleta já foram distribuídos às cidades pernambucanas que fazem parte da parceria, como Arcoverde e Sertânia. Quando o Covid-Express for validado pela Agência Nacional de Saúde Anvisa, o Nupit poderá realizar, em média, 500 testes por dia.

Tags

Autor