COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Com covid-19 em aceleração, secretário de Saúde de Pernambuco diz que "números ainda vão piorar um pouco antes de melhorar"

Segundo André Longo, após a fase de medidas restritivas, é possível observar a desaceleração da curva epidêmica, seguida de um platô e, em seguida, de queda dos números de casos, internações e mortes por covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 29/03/2021 às 13:15 | Atualizado em 29/03/2021 às 19:44
Notícia
X

Em entrevista à Rádio Jornal nesta segunda-feira (29), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que o Estado pretende abrir ainda mais 100 leitos de terapia intensiva (UTI) em abril, a fim de dar continuidade à expansão da rede de assistência voltada a pacientes graves com sintomas de covid-19. "Mas esperamos que não seja necessário utilizá-los", disse o secretário, com a impressão de que, somente a partir da segunda quinzena do próximo mês, os indicadores de severidade da doença e de mortalidade comecem a dar sinais de queda. 

Os números ainda vão piorar um pouco antes de melhorar. Ainda teremos reflexo na taxa de mortalidade por causa dos casos e do aumento no número de pessoas em UTI atualmente. Vai se dar um aumento em uma semana, até dez dias." O secretário também frisou que a ciência tem mostrado que, após a fase de medidas restritivas, é possível observar a desaceleração da curva epidêmica, seguida de um platô (estabilização dos números, ainda na alta) e depois de queda dos números de casos, internações e mortes. "A gente acha que vai colher isso nas próximas semanas."

Sobre a flexibilização das restrições prevista para começar em 1º de abril e o novo plano de convivência com a pandemia da covid-19, com regras válidas até o dia 25 de abril em Pernambuco, André Longo informou que esse período ainda terá limitações. "Será um retorno (às atividades socioeconômicas) com restrições, especialmente no próximo feriado (de Semana Santa) e nos fins de semana. Além disso, sabemos da dificuldade que é ter falta de um colchão maior de proteção social para termos medidas restritivas maiores. Neste momento, precisamos de uma mudança de comportamento da sociedade, pois quem negligencia os cuidados é o cidadão", alertou o secretário. Ela ainda ressaltou que, caso as atitudes da sociedade continuem a mesma, sem adotar as normas sanitárias, o governo poderá adotar novas medidas restritivas. 

Flexibilização

A partir do dia 1º de abril, será colocado em prática um novo plano de convivência com a pandemia da covid-19, com regras válidas até o dia 25 de abril. As atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h nos dias de semana e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados. As praias voltarão a ter atividades físicas individuais permitidas, e o retorno às aulas estará liberado a partir do próximo dia 5 de abril para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual. As celebrações religiosas poderão voltar a acontecer, desde que sigam os protocolos estabelecidos.

Tags

Autor