SAÚDE

"A gente se sente vitorioso", diz idoso do grupo 60+ sobre ser vacinado contra a covid-19 no Recife

Idosos com mais de 60 anos começaram a ser imunizados neste sábado (17), um dia após anúncio do novo grupo. Cadastramento pode ser feito através do site Conecta Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 17/04/2021 às 10:14 | Atualizado em 17/04/2021 às 20:55
Notícia
X

Uma das pessoas a ser vacinada contra a covid-19 após a ampliação da campanha para pessoas com mais de 60 anos no Recife foi o aposentado Wellington Martins, de 61 anos. Ele recebeu o imunizante na manhã deste sábado (17) no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, e não escondeu a alegria ao ganhar uma dose de esperança. "O sentimento é ótimo, porque no meio de uma pandemia tão grande, a gente se sente vitorioso. Não tem nada que pague isso", disse.

Como todos os grupos prioritários, Wellington fez o agendamento por meio do site Conecta Recife, e afirma não ter tido problemas com a plataforma. "Consegui agendar ontem à tarde. Não tive problema nenhum para agendar. Tudo correu normalmente", afirmou.

Este, no entanto, não foi o caso da aposentada Lunalva Maria da Silva, de 61 anos. Ela se complicou com a tecnologia e achou que tivesse agendado, mas tinha apenas se cadastrado. "Fiz o cadastro, pensei que estava agendado, mas agora tive que fazer novamente o agendamento da vacina", explicou. No Compaz, ela fez a marcação para receber o imunizante para 6 de maio, e não vê a hora do dia chegar. "A ansiedade já está demais. Eu fico agoniada, porque quero ficar mais à vontade e não posso. Quero tomar a vacina e respirar mais um pouco", relatou.

Já Maria de Fátima Barboza, de 65 anos, tomou a segunda dose neste sábado (17). "Foi maravilhoso, o pessoal é muito atencioso, foi tudo bem, não tenho do que reclamar. Estou feliz por estar tomando a segunda dose. Foi tranquilo para marcar porque a filha de uma amiga minha marcou para mim. Ontem, ela me lembrou da vacina", disse.

"A partir de hoje a Prefeitura do Recife amplia a vacinação para pessoas com mais de 60 anos. Com isso, a gente consegue finalizar a vacinação dos idosos, o que nos deixa muito feliz. Essas pessoas podem entrar no site ou no aplicativo Conecta Recife, fazer seu cadastro, se ainda não fez, o agendamento. Quem não consegue fazer, pede a ajuda de um vizinho, de um neto, de um parente e vai a um dos nossos 17 pontos ser vacinado", explicou a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

O início da vacinação do novo grupo só foi possível porque mais 255.150 mil doses de vacinas contra a covid-19, sendo 102.400 da Coronavac/Butantan e 152.750 da Astrazeneca/Fiocruz, chegaram ao Estado na madrugada desta sexta-feira (16). A carga, que aterrissou em solo pernambucano por volta da 1h, tornará possível o avanço da vacinação para idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores das forças de segurança e salvamento, que continuarão recebendo a primeira dose. Trabalhadores de saúde e idosos a partir dos 65 anos de idade também serão contemplados pelos imunizantes, recebendo a segunda dose.

Tags

Autor