SAÚDE

"A gente se sente vitorioso", diz idoso do grupo 60+ sobre ser vacinado contra a covid-19 no Recife

Idosos com mais de 60 anos começaram a ser imunizados neste sábado (17), um dia após anúncio do novo grupo. Cadastramento pode ser feito através do site Conecta Recife

Katarina Moraes
Katarina Moraes
Publicado em 17/04/2021 às 10:14
Notícia
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Aposentado Wellington Martins, de 61 anos - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

Uma das pessoas a ser vacinada contra a covid-19 após a ampliação da campanha para pessoas com mais de 60 anos no Recife foi o aposentado Wellington Martins, de 61 anos. Ele recebeu o imunizante na manhã deste sábado (17) no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, e não escondeu a alegria ao ganhar uma dose de esperança. "O sentimento é ótimo, porque no meio de uma pandemia tão grande, a gente se sente vitorioso. Não tem nada que pague isso", disse.

Como todos os grupos prioritários, Wellington fez o agendamento por meio do site Conecta Recife, e afirma não ter tido problemas com a plataforma. "Consegui agendar ontem à tarde. Não tive problema nenhum para agendar. Tudo correu normalmente", afirmou.

Este, no entanto, não foi o caso da aposentada Lunalva Maria da Silva, de 61 anos. Ela se complicou com a tecnologia e achou que tivesse agendado, mas tinha apenas se cadastrado. "Fiz o cadastro, pensei que estava agendado, mas agora tive que fazer novamente o agendamento da vacina", explicou. No Compaz, ela fez a marcação para receber o imunizante para 6 de maio, e não vê a hora do dia chegar. "A ansiedade já está demais. Eu fico agoniada, porque quero ficar mais à vontade e não posso. Quero tomar a vacina e respirar mais um pouco", relatou.

Já Maria de Fátima Barboza, de 65 anos, tomou a segunda dose neste sábado (17). "Foi maravilhoso, o pessoal é muito atencioso, foi tudo bem, não tenho do que reclamar. Estou feliz por estar tomando a segunda dose. Foi tranquilo para marcar porque a filha de uma amiga minha marcou para mim. Ontem, ela me lembrou da vacina", disse.

"A partir de hoje a Prefeitura do Recife amplia a vacinação para pessoas com mais de 60 anos. Com isso, a gente consegue finalizar a vacinação dos idosos, o que nos deixa muito feliz. Essas pessoas podem entrar no site ou no aplicativo Conecta Recife, fazer seu cadastro, se ainda não fez, o agendamento. Quem não consegue fazer, pede a ajuda de um vizinho, de um neto, de um parente e vai a um dos nossos 17 pontos ser vacinado", explicou a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

O início da vacinação do novo grupo só foi possível porque mais 255.150 mil doses de vacinas contra a covid-19, sendo 102.400 da Coronavac/Butantan e 152.750 da Astrazeneca/Fiocruz, chegaram ao Estado na madrugada desta sexta-feira (16). A carga, que aterrissou em solo pernambucano por volta da 1h, tornará possível o avanço da vacinação para idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores das forças de segurança e salvamento, que continuarão recebendo a primeira dose. Trabalhadores de saúde e idosos a partir dos 65 anos de idade também serão contemplados pelos imunizantes, recebendo a segunda dose.

Comentários

Últimas notícias