Covid-19: Pernambuco prorroga suspensão de cirurgias eletivas
O objetivo é evitar sobrecarga nos sistemas de saúde e destinar maior número de profissionais, leitos e insumos médico-hospitalares para o atendimento de pessoas diagnosticadas, ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus
A suspensão das cirurgias eletivas foi prorrogada em Pernambuco, conforme divulgado pelo Governo do Estado no boletim diário da pandemia pela Secretaria de Saúde (SES). Esse tipo de procedimentos está vetado no Estado desde o dia 8 de março e deveriam voltar a ocorrer na próxima segunda-feira (10), no entanto, com a prorrogação, seguem proibidos até o dia 23 de maio. A medida vale tanto para rede pública quanto privada e diz respeito aos procedimentos agendados previamente, ou seja, não urgentes, que podem ser adiados sem prejuízo à saúde do paciente.
De acordo com o governo, a decisão tem por objetivo evitar a sobrecarga nos sistemas de saúde e destinar maior número de profissionais, leitos e insumos médico-hospitalares para o atendimento de pessoas diagnosticadas ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Vale destacar que seguem mantidas as cirurgias eletivas inadiáveis, como as oncológicas, cardíacas, transplantes, bem como procedimentos que possam causar dano permanente ao paciente em caso de adiamento, além das cirurgias ambulatoriais que não demandam internamento hospitalar.
Também segue mantido o funcionamento das unidades de consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais com a realização de consultas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos ambulatoriais, além dos serviços de urgência e emergência. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que os servidores que atuam nessas cirurgias eletivas e foram realocados para outras áreas da assistência hospitalar ou teletrabalho serão mantidos nessas funções.
Pernambuco tem 2ª maior média móvel de confirmações de casos em 24 horas desde o início da pandemia
Pernambuco confirmou, neste sábado (08), novos 2.923 casos de covid-19, sendo o quarto dia com mais confirmações desde o início da pandemia. Desses, são 139 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.784 (95%) são leves. Com as novas confirmações Pernambuco passa a somar 423.689 casos confirmados da doença, sendo 41.372 graves e 382.317 leves.
- Olinda começa vacinação da segunda fase do grupo das comorbidades
- Pernambuco confirma nesta sexta (7) mais 2.763 casos e 49 óbitos pela covid-19
- Covid-19: em meio a platô alto, Samu chega a quase 100 chamados em único dia no Recife
- Covid-19: Pernambuco recebe mais de 40 mil unidades da Coronavac, mas ainda não tem estoque suficiente para 2ª dose
Pernambuco também registrou mais 57 mortes pelo novo coronavírus, ocorridas entre 02 de fevereiro de 2021 e a última sexta-feira, 07 de maio. O Estado totaliza 14.491 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.