IMUNIZAÇÃO

Pernambuco recebe mais 24.750 doses da vacina contra covid-19 da Pfizer/BioNTech

O imunizante será aplicado em gestantes e puérperas

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 26/05/2021 às 19:11
Notícia
X

Pernambuco recebeu, na tarde desta quarta-feira (26), um novo lote da vacina contra covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech. Foram mais 24.750 doses que chegaram ao Estado para dar continuidade à imunização de gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias). A carga foi enviada para a sede do Programa Estadual de Imunizações e será distribuída para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) na manhã desta quinta-feira (27).

Os imunizantes serão enviados a todos os municípios. Com a chegada do quarto lote, Pernambuco totaliza 115.830 doses da Pfizer/BioNTech. A vacina possui especificidades em seu armazenamento, que exige um diferencial no planejamento do transporte e do armazenamento.

"No Programa Estadual de Imunizações, temos estrutura para o armazenamento desse imunizante em temperatura entre - 25°C e - 15°C, podendo permanecer nessa faixa por até 14 dias. O transporte para as Geres é feito em caminhões refrigerados e as vacinas são acondicionadas em caixas térmicas de isopor com nitrogênio líquido refrigerado. Nas Geres, as doses são armazenadas em freezers que manterão a mesma temperatura do PNI Estadual. A partir disso, o insumo poderá ser retirado pelos municípios de acordo com a demanda. Mas para isso, é importante frisar que na rede municipal a vacina pode ficar armazenada entre 2º C e 8° C por um período de, no máximo, 5 dias", explicou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

O governador Paulo Câmara (PSB) pontuou que é necessário que cada município faça um mapeamento "bem planejado das suas gestantes e puérperas e as direcione para o agendamento e encaminhamento aos locais de vacinação. Precisamos garantir que esse público seja imunizado com brevidade, e nosso objetivo é alcançar todas as pernambucanas, nas diversas regiões do Estado".

Novo lote com vacinas da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz

Além das vacinas da Pfizer/BioNTech, Pernambuco recebeu mais 241.750 novas doses do imunizante desenvolvido pela Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a remessa será destinada, exclusivamente, para a aplicação da primeira dose nas pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, além das forças de segurança e salvamento.

O Ministério da Saúde encaminhou ainda, dentro do volume recebido, doses para imunização de trabalhadores de portos e aeroportos, pertencentes aos grupos prioritários elegíveis para a vacina contra o vírus. As doses beneficiarão 100% dos portuários e 78% dos aeroviários com a primeira aplicação.

Com as novas remessas, Pernambuco totaliza 4.000.160 doses recebidas para imunização contra a covid-19. Desse total, 1.925.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e outras 115.830 doses são da Pfizer//BioNTech.

 

 

Tags

Autor