COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Reaceleração da covid-19 mantém suspensas cirurgias eletivas em Pernambuco

Nova portaria da prorrogação foi publicada, neste sábado (5), no Diário Oficial do Estado (DOE)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 05/06/2021 às 18:54
Notícia
X

Seguem suspensas, até o dia 20 de junho, as cirurgias e procedimentos eletivos que demandem internação hospitalar em Pernambuco, tanto na rede pública quanto privada. Esses são aqueles procedimentos agendados previamente - ou seja, não urgentes, mas que podem ser adiados sem prejuízo à saúde do paciente. A nova portaria da prorrogação foi publicada, neste sábado (5), no Diário Oficial do Estado (DOE).

O objetivo é evitar sobrecarga nos sistemas de saúde e destinar maior número de profissionais, leitos e insumos médico-hospitalares para o atendimento de pessoas com suspeitas ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus. Continuam mantidas as cirurgias eletivas inadiáveis, como as oncológicas, cardíacas, transplantes e procedimentos que possam causar dano permanente ao paciente em caso de adiamento, além das cirurgias ambulatoriais que não demandam internamento hospitalar.

Além disso, reforça-se que também permanece mantido o funcionamento das unidades de consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais com a realização de consultas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos ambulatoriais, além dos serviços de urgência e emergência.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça que os servidores que atuam nessas cirurgias eletivas e foram realocados para outras áreas da assistência hospitalar ou teletrabalho serão mantidos nessas funções.

Tags

Autor