Pfizer: Pernambuco recebe mais de 25 mil doses de vacina contra covid-19
Esta é a quarta remessa de vacinas da farmacêutica que chega ao Estado
O Estado de Pernambuco recebeu, às 17h desta quinta-feira (3), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, a quarta remessa de vacinas da Pfizer/BioNTech, com 25.740 doses. Esse quantitativo será destinado ao grupo de pessoas com comorbidades, além das gestantes e puérperas em todo o Estado.
- 'Xepa da vacina' contra covid-19: secretário de Saúde de Pernambuco esclarece dúvidas relacionadas a sobras de doses
- "Precisamos de gestos concretos", diz secretário sobre inércia do ministério diante de solicitações de Pernambuco para combater pandemia
- Covid-19: Por que a vacina da AstraZeneca causa reações? Existe algum risco? Entenda
- Mulheres que amamentam e tenham comorbidades poderão se vacinar contra covid-19 em São Paulo
- Anvisa alerta para uso indiscriminado de paracetamol após vacinação contra covid-19
- Covid-19: mais da metade dos profissionais de saúde que morreram em Pernambuco são da classe médica e da enfermagem
“Estamos avançando na vacinação dos pernambucanos e pernambucanas, mesmo diante das dificuldades enfrentadas com a pouca agilidade do governo federal na distribuição aos Estados. Esta semana, já ampliamos a imunização por faixa etária e estamos reforçando também a atenção aos grupos prioritários, para garantir que mais pessoas estejam protegidas no tempo mais curto possível”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Todo o lote será conferido e separado por município, no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), sendo encaminhado em seguida às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficam à disposição dos gestores municipais. Desde a última sexta-feira (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o armazenamento das vacinas da Pfizer em temperatura entre + 2 C° e + 8 C° por até 31 dias. É nessa faixa que o imunizante fica guardado nas redes de frio municipais. Anteriormente, o preconizado era apenas por cinco dias nessa temperatura.
De acordo com a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, Pernambuco já havia descentralizado, de forma pioneira, a vacina da Pfizer para todos os municípios. Para isso, foi montada uma operação logística para envio das doses às Geres na temperatura preconizada, entre - 25° C e - 15° C, e para distribuição aos municípios de acordo com a demanda e o tempo máximo para uso. “Com essa ampliação, teremos ainda mais segurança e facilidade na proteção do insumo para os municípios. Mas reforçamos a importância de ações para agilizar a vacinação dos pernambucanos”, afirmou Ana Catarina.
Com as novas remessas, Pernambuco totaliza 4.269.900 doses recebidas para imunização contra a covid-19. Desse total, 2.169.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e outras 141.570 doses são da Pfizer/BioNTech.